Assembleia do Ceará aprova projeto que combate o desperdício de alimentos

Posted on Updated on

A Assembleia Legislativa aprovou projeto do deputado estadual Evandro Leitão (PDT) que cria o Plano Estadual de Combate ao Desperdício de Alimentos no Ceará. A Casa aprovou ainda mais dois projetos de autoria do parlamentar que tratam sobre a emissão gratuita da segunda via do Registro Geral (RG) para egressos do sistema penitenciário e que define o dia 22 de setembro como o Dia Estadual do Paradesporto.

 A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que, no Brasil, são desperdiçados aproximadamente 26 milhões de toneladas de alimentos, cerca de 10% do que é produzido anualmente. A Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa) estima que diariamente são desperdiçadas nove toneladas por dia no Estado.

O plano proposto por Evandro Leitão tem o objetivo de aumentar o aproveitamento integral dos gêneros alimentícios disponíveis para consumo humano em território estadual, combatendo a perda e o desperdício alimentar, e ainda possibilitar a ampliação do uso dos alimentos impróprios para o consumo humano em atividades de reciclagem, compostagem e de alimentação de animais. Em junho deste ano, o Governo do Estado inaugurou uma fábrica de reaproveitamento de alimentos na Ceasa dentro do programa Mais Infância.

“Vivemos em um estado em que precisamos fortalecer o combate às desigualdades. O combate ao desperdício de alimentos vai ao encontro desse combate, ajudando ainda na segurança alimentar dos cidadãos cearenses”, afirmou o autor do projeto.

Emissão de RG

Outra proposta de autoria do deputado Evandro Leitão aprovado pelos parlamentares nesta quinta-feira foi o projeto de indicação que prevê a dispensa de pagamento pela segunda via do RG por egressos do sistema penal. “Com a carteira de identidade, esses egressos poderão se matricular em cursos de capacitação para que possam se reinserir no mercado de trabalho. Queremos facilitar a reintegração dessas pessoas na sociedade”, afirmou o deputado.

Paradesporto

O terceiro projeto de Evandro Leitão aprovado nesta quinta-feira institui o dia 22 de setembro como o Dia Estadual do Pararadesporto. O objetivo é valorizar a inserção de pessoas com deficiência em atividades esportivas. Nesta sexta-feira começam os Jogos Parapan-Americanos, em Lima. O Ceará tem sete atletas disputando em quatro modalidades: tênis de mesa, natação e basquete, além de integrante que compõe a Comissão Técnica brasileira.

Deixe uma resposta