Cerca de 500 mil alunos disputam olimpíada digital de matemática em plataforma de jogos

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Cerca de 500 mil alunos, entre 5 e 12 anos, vão disputar uma olimpíada de matemática dentro de uma plataforma de jogos digitais. O torneio é destinado a todos os estudantes da educação infantil até o sexto ano, tanto da rede pública quanto dos colégios privados. As inscrições estão abertas e vão até amanhã (25 de agosto). A participação é gratuita.

A olimpíada digital de matemática, que acontece de 26 a 29 de agosto deste ano, é organizada pela Matific, especializada em gamificação para o ensino matemático, que abrirá gratuitamente a sua plataforma de jogos para o torneio. Entre os dias 20 e 26 de agosto, os alunos terão um período de aquecimento e acesso gratuito à plataforma para treinar nos jogos disponíveis no acervo. 

A plataforma da Matific é utilizada atualmente por cerca de meio milhão de alunos no Brasil, de mais de mil colégios públicos e privados. No mundo, o sistema de jogos matemáticos já é adotado em 45 países, com milhões de estudantes nos cinco continentes e diversos prêmios internacionais. 

Neste ano, a olimpíada digital de matemática, que está na segunda edição no Brasil, vai premiar as três escolas que obtiverem a maior média de pontos nos jogos propostos, além de turmas, professores e alunos com melhor desempenho na plataforma. No total, serão oferecidos cerca de R$ 150 mil reais em prêmios e em dinheiro. A expectativa dos organizadores é atingir a adesão de cerca de 1 milhão de alunos no torneio. 

Para Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil, a proposta da olimpíada é apresentar a matemática de um jeito fascinante e engajador, tirando a ideia de que a disciplina é chata e difícil. “Além de conhecer de perto a mais premiada plataforma de matemática do mundo, os alunos poderão experimentar os jogos e, assim, vivenciar uma nova forma de aprender matemática”, comenta Szyller.

Para a psicopedagoga Ana Carmagnani, Head de Operações da Matific Brasil, o atual ensino da matemática no Brasil, baseado em decorar e memorizar, tem levado os alunos a ter desempenhos cada vez piores na disciplina. “Trata-se de um modelo ultrapassado”, ressalta. “Por outro lado, tecnologias como a da Matific promovem uma aprendizagem mais profunda, pois, além de engajá-los em situações cotidianas, estimulam a curiosidade, a exploração, o raciocínio lógico e a aprendizagem pela descoberta, em um ambiente lúdico e interativo”, acrescenta.

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