Prefeitura realiza Seminário Missão Infância Fortaleza

Posted on Updated on

Resultado de imagem para carol bezerra fortaleza

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e a primeira-dama Carol Bezerra apresentam hoje (terça-feira, 27/8), a partir das 8h30, no Centro de Eventos, durante o Seminário Missão Infância Fortaleza, um pacote de ações voltadas para o atendimento às crianças.

Serão firmados novos pactos de políticas públicas em prol das crianças, com assinatura de Termos de Compromisso, criação do Comitê Intersetorial da Primeira Infância de Fortaleza e o lançamento da Frente Parlamentar Municipal e Estadual em defesa das crianças. O evento vai reunir autoridades, gestores e profissionais voltados à temática da infância. O seminário será o momento de consolidação e impulsionamento pela Prefeitura de Fortaleza das ações relacionadas à Primeira Infância.

Os novos projetos foram desenvolvidos de forma intersetorial, envolvendo as áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Mobilidade e Infraestrutura. O Comitê Intersetorial da Primeira Infância de Fortaleza terá a missão de acompanhar o andamento de todas essas ações e atrair novas ideias voltadas ao desenvolvimento infantil.

Entre os novos marcos a serem implantados, a Prefeitura de Fortaleza firmará um Termo de Compromisso com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, além de firmar Cartas de Compromisso com a Fundação Bernard Van Leer, com o Instituto Alana, com o Unicef, com o Banco de Desenvolvimento da America Latina (CAF), com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o Itaú, com o Instituto da Infância (Ifan), com o Instituto Primeira Infância (Iprede), com a Sociedade de Assistência e Proteção Social  (Sopai), com o Ministério Público, com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, entre outros.

Além disso, serão assinados convênios com a Fundação Lemann, com a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), com a União dos Vereadores do Ceará (UVC), com a Fundação Abrinq e com o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep). 

As políticas públicas da Prefeitura de Fortaleza voltadas para a Primeira Infância são baseadas nas evidências da neurociência sobre a importância dos primeiros mil dias de vida para o desenvolvimento infantil.

Durante o seminário, também será apresentado um balanço das ações que vem sendo desenvolvidas na área desde o início da gestão Roberto Cláudio.

O Seminário Missão Infância Fortaleza também vai realizar uma mesa redonda para discutir os avanços da neurociência em interface com a Primeira Infância. Além da moderação da primeira-dama, Carol Bezerra, o painel terá a participação das pesquisadoras Maria Beatriz Martins Linhares, da Universidade de São Paulo, e Anna Maria Chiesa, do Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância.

Lançamento do livro

Durante o seminário, também será feita uma apresentação prévia do Livro “Fortaleza da Primeira Infância: Construindo a condição humana”, de autoria da primeira-dama Carol Bezerra.

A publicação busca fazer um resgate histórico do processo de consolidação do Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, um depoimento rico em informações e que traz o pioneirismo do programa, as prioridades que se impunham desde o início da empreitada, a implantação de uma política pública de visita domiciliar, as parcerias estabelecidas e as singularidades de cada etapa de implantação do programa.

O livro vai traz um testemunho fiel do trabalho que colocou Fortaleza na vanguarda das cidades brasileiras em relação ao trabalho com a Primeira Infância.   

Deixe uma resposta