Mercado de recuperação de crédito tributário desperta interesse de contadores e advogados

Posted on Updated on

A princípio pode parecer que não é corriqueiro, principalmente no mercado brasileiro, que empresas paguem seus tributos a maior. A prática de recuperação de crédito ainda é desconhecida por muito profissionais e empresários. O fato de ocorrer a restituição desses créditos também é outro ponto desconhecido por muitos, segundo o professor e contador, Fellipe Guerra. 

“Há dois fatores recorrentes que contribuem para que o empresário pague a maior do que deveria. Primeiro, quando se deixa de aproveitar algum benefício fiscal, ou seja, quando o empresário teria pela lei, o direito de reduzir o montante a recolher do tributo, mas por desconhecimento, não o faz, e consequentemente, acaba pagando a maior. O segundo caso é quando se oferece a tributação àquilo que não deveria ser tributado, por exemplo: se comercializa um produto que não deveria mais pagar o tributo, mas por não saber, se oferece a tributação, pagando novamente” explica o professor.

Fellipe conta que após criar um e-book sobre Recuperação de Crédito Tributário, houve muita procura por mais informações sobre o tema, que segundo o professor, é uma grande oportunidade para contadores, empresários do setor contábil, advogados ou até mesmo recém-formados na área. É uma fatia de mercado que possui valor agregado, tanto na margem de lucros como na percepção dos clientes”, informa.  O professor conta ainda, que para suprir essa demanda, criou uma seção de cinco vídeos, disponibilizados pelo Youtube e Instagram, onde aprofunda mais sobre o tema. E revela que em parceria com os professores Felipe Teixeira e Marcus Lima, em breve, será lançado um curso completo, projeto nomeado de MasterClass que abordará a Recuperação de Crédito Tributário nos âmbitos administrativos e judicial.

Sobre Felipe Guerra

Fellipe Guerra é Doutorando em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Mestre em Administração e Controladoria pela UFC. Coordenador e Professor do MBA em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária do IPOG. Contador e Especialista em SPED. CEO do Grupo Compliance e Mentor de Empreendedores Contábeis. Autor do Livro Descomplicando o SPED (2017) e Co-Autor do Livro Caminhos do Empreendedorismo (2019). Atual Vice Presidente Técnico do CRC-CE e Membro da Academia de Ciências Contábeis do Ceará. É reconhecido com um dos principais influenciadores da contabilidade brasileira com forte atuação na internet onde já ministrou aulas para mais de 100 mil alunos.

Deixe uma resposta