Tendências em tecnologia movimentam mercado

Resultado de imagem para tecnoogia

As inovações tecnológicas estão promovendo grande impacto em diversos setores da economia brasileira e as empresas que conseguiram se adaptar às novidades, transformaram as dificuldades em oportunidades. Fortes indícios apontam que investimentos na área de tecnologia devem continuar em 2020. Prova disso, é uma pesquisa realizada pela empresa de serviços Deloitte, que mostra que os investimentos nessa área aparecem em primeiro lugar nas empresas. O resultado mostrou que 74% dos entrevistados desejam investir em tecnologia neste ano.

O especialista em Gestão da Segurança da Informação da Indyxa, empresa especializada em infraestruturas para missão crítica, Tiago Brack Miranda, explica que as empresas devem acompanhar as tendências tecnológicas que surgem a cada ano para direcionar os investimentos na área de forma assertiva. “As empresas precisam se preparar para os novos tempos tecnológicos, desde a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que promete mudar a forma como coletamos dados, internet 5G chegando para dar mais velocidade a todos, até tendências que nos acompanham desde o ano passado, como é o caso da Inteligência Artificial e a Internet das Coisas”, diz.

O especialista listou as 10 principais tendências em tecnologia para 2020. Confira:

  • Internet das Coisas

Grande parte da população mundial possui um smartphone e acesso à internet. E, sem perceber utiliza algum processo de IoT (Internet das coisas) ou IoE (Internet de todas as coisas).

“São novas formas de estar conectado, novas formas de negócios. Por isso, a interconexão digital de objetos do dia a dia com a internet chega com força em 2020. Neste ano, a tecnologia promete movimentar as indústrias, conectando processos, dados e as pessoas, aproximando a comunicação do digital com o real”, explica Miranda.

  • Tecnologia 5G

Trazendo mais velocidade, com dispositivos conectados a IoT e possibilitando cidades mais tecnológicas, a tecnologia 5G chega para agilizar muitas atividades do nosso dia a dia.

Nos países mais desenvolvidos, ela já está em fase de recrutar profissionais para implementar a tecnologia. No Brasil, a Anatel aprovou em novembro de 2019 a liberação de faixas de frequência, como a 2,3 GHz e 3,5 GHz para que, possivelmente em 2021, após a licitação, o país já tenha acesso à tecnologia.

  • Análise de dados

Ponto principal em qualquer empresa, a tomada de decisão promete ser muito mais eficiente com os investimentos em análise de dados. Além disso, o machine learning e a inteligência artificial chegam para ajudar no processo de análise desses dados, oferecendo mais velocidade e tranquilidade para as empresas.

  • Edge computing

Com tratamento de informações local físico, ou seja, próximo ao operador ou da base de dados de uma determinada empresa, a Edge Computing será alavancada pelo crescimento dos dispositivos conectados a Internet das Coisas, beneficiando as empresas com serviços mais rápidos, seguros e transparentes.

  • Blockchain

O Blockchain é um tipo de banco de dados, armazenando e assegurando tudo que tenha valor digital para a empresa. Essa tecnologia promete deixar a rotina das empresas ainda mais prática em 2020, com benefícios como a economia de tempo em seus processos de transações e a redução de custos.

  • Hiperautomação

Tendência que já teve início com a tecnologia RPA (automação de processos robóticos), a hiperautomação faz com que um software aprenda as atividades com um operador humano, e posteriormente, tente replicar essa função sozinho, ganhando independência.

  • Multiexperiência

A multiexperiência está nas previsões do Gartner entre as tendências em tecnologia para 2020. Unindo a realidade aumentada, a realidade virtual e a realidade mista, a tendência chega para mostrar e alterar a forma como enxergamos o mundo digital e de como interagimos com ele.

  • Pesquisa por voz

A pesquisa por voz é uma das tendências mais quentes da atualidade. O comportamento do consumidor vem mudando nos últimos anos. Influenciados pelas tecnologias existentes, como é o caso dos assistentes virtuais do Google e Apple, que, por meio da busca por voz, trazem soluções rápidas para solucionar os problemas dos usuários.

“Para as empresas, é essencial que os negócios on-line, por exemplo, entendam que a pesquisa por voz é importante para o crescimento no mercado. Portanto, é necessário que as companhias se atualizem e se adaptem para as pesquisas por voz em suas plataformas”, destaca o especialista.

  • Multicloud

Atualmente, as empresas possuem grande demanda de informações em seus bancos de dados. Por isso, a multicloud, plataforma de utilização de serviços e fornecedores de computação em nuvem, é uma forte tendência em tecnologia para 2020. A tecnologia prevê o investimento em cloud computing para atender a todas as demandas do negócio.

  • Lei Geral de Proteção de Dados e a transparência no uso de dados

Prevista para entrar em vigência em todo o território brasileiro em agosto deste ano, a Lei Geral de Proteção de Dados, ou simplesmente LGPD, chega para mudar a forma como as empresas coletam e armazenam os dados de clientes, funcionários, fornecedores e entre outras pessoas.

“Por isso, as organizações precisam adotar práticas para garantir a segurança de seus dados, e, investir em ferramentas que auxiliem na transparência e na localização dos dados, bem como em formas de prevenir vazamentos e ataques cibernéticos na organização”, conclui o especialista em Gestão da Segurança da Informação da Indyxa, Tiago Brack Miranda.

Deixe uma resposta