Prefeito vistoria reformas em equipamentos históricos do Centro de Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), acompanhou hoje (sexta, 24.07) o andamento de obras em equipamentos históricos do Centro de Fortaleza. O Passeio Público e a Praça José de Alencar passam por requalificação em espaços, com o objetivo de manter viva a história, arquitetura e cultura da Capital.

Inaugurado em 1864 e tombado em 1965, o Passeio Público, também conhecido como Praça dos Mártires, foi o primeiro equipamento visitado pelo Gestor nesta manhã. “Estamos fazendo uma grande reforma, já com 68% dela concluída. Tivemos aqui alargamento do calçadão, recuperação das luminárias e bancos, revitalização de toda área de passeio, tudo com aprovação do Iphan. Além disso, estamos fazendo o restauro de todos os monumentos”. Afirmou o Prefeito, que lembrou que essa é a maior e mais significativa ação de restauro que o equipamento já passou e deverá ser entrega à população em outubro.

Em seguida, foi a vez de vistoriar as intervenções na Praça José de Alencar, localizada em frente ao teatro do mesmo nome, um dos espaços do tipo mais antigos da Cidade. “A Praça estava completamente destruída, escondendo uma das maiores belezas de Fortaleza, que é o Teatro José de Alencar. Agora, estamos com o piso praticamente pronto, todo em concreto, mantendo paisagismo de valor histórico. Vamos recuperar o monumento a José de Alencar e nossa expectativa é que o equipamento esteja todo pronto, com novo mobiliário, iluminação e entregue à Cidade, ao final do mês de setembro”, completou Roberto Cláudio.

Passeio Público

A obra, orçada em em R$ 939.162,22, prevê novo paisagismo, requalificação de calçadas, restauro de estatuas e demais elementos históricos, melhorias na acessibilidade, além de tratamento para manutenção da vegetação existente. O espaço ainda ganhará nova vegetação e tratamento para a manutenção da vegetação atual.

Elementos históricos de importante valor, a estátuas, caixa d’água e a mureta que circunda a praça também receberão reparos, considerando o diagnóstico elaborado pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secultfor.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (Iphan) participou de reuniões para a promoção das intervenções e vai acompanhar as obras. A praça é um bem tombado em esfera municipal, estadual e federal, e o Iphan quer a garantia de que a estrutura será mantida.

Praça José de Alencar

O projeto de requalificação da Praça José de Alencar prevê uma série de melhorias urbanísticas no equipamento, como pintura, substituição do piso existente, instalação de novos postes de iluminação em led, além da requalificação viária de duas das principais vias de acesso à praça. A grande novidade será a instalação de uma fonte luminosa cibernética, onde o movimento das águas funcionam em sintonia com a música emitida em várias caixas sonoras.

As ruas General Sampaio e Liberato Barroso passarão a contar com novo recapeamento asfáltico, além da recuperação do pavimento em paralelepípedo existente em frente ao Theatro José de Alencar.

Com investimentos de R$ 3,2 milhões, a obra possui recursos provenientes de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará. As intervenções já estão com 60% dos serviços realizados e possuem entrega prevista para outubro deste ano.

Deixe uma resposta