A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 08.08): Na pandemia, soluções tecnológicas são vitais. Literalmente

Um respirador cearense no cenário da pandemia


No grave contexto da pandemia do coronavírus no Brasil, tragicamente alcançado com a perda de 100 mil vidas, numa absurda soma de omissões e ações negativas do Governo Federal, investir em soluções tecnológicas para a saúde pode ser não apenas uma medida de economia, mas uma ação capaz de salvar vidas. Saiba, então: pesquisadores cearenses estão empenhados no desenvolvimento de equipamento que ajudar a resolver demandas hospitalares por respiradores artificiais. O suporte mecânico é essencial para o tratamento e a preservação da vida dos pacientes. Pois para aumentar a oferta de respiradores no Ceará, tomou fôlego o projeto “Combate à Covid-19 a partir de operações e manutenção; produção de EPIs; prototipagem e fabricação de ventiladores mecânicos pulmonares invasivos e não invasivos e seus componentes”. Uma das finalidades é a de desenvolver o protótipo de um aparelho de baixo custo e fácil manutenção. A coordenação está a cargo do professor Jarbas Silveira. Ponto que não é detalhe: todo o dinheiro empregado nos estudos é público. E sai da linha emergencial de combate à pandemia lançada em abril passado pela Funcap. A iniciativa tem a parceria da Escola de Saúde Pública, do Senai, da Universidade Federal do Ceará e de outras instituições locais, todas operando voluntariamente.

É difícil como o quê
Pesquisa do Dieese revela que 32% de 11 mil trabalhadores de bancos entrevistados não têm controle nenhum sobre a jornada de trabalho que cumprem em casa. Necas, nadica de nada. Isso serve para empresas públicas e privadas, o que é um dado extremamente grave no cenário da pandemia e das políticas laborais. Mais: quase metade (44,8%) usa a sala de casa como “escritório” – ficando, portanto, sem privacidade adequada, e ocupando indevidamente um ambiente doméstico de uso comum e sujeito a interrupções que podem impor erros aos serviços realizados.

Pressão
A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) tem defendindo o teletrabalho como recurso de proteção à vida dos empregados. No entanto, o presidente da entidade, Sérgio Takemoto, adverte: “Precisamos discutir questões como jornada, estruturas, quem será responsável pela compra dos equipamentos. Tudo isso precisa ser regulamentado”. Há uma articulação de siglas do ambiente dos trabalhadores pressionando parlamentares para que se obtenham soluções para as dificuldades.

Homenagem

Airton Fontenele fala de seu livro sobre os mundiais no Questão de Ordem

A Câmara de Fortaleza aprovou projeto que homenageia com nome em uma escola o pesquisador e escritor cearense Aírton Fontenele (foto acima). A unidade fica no bairro Autran Nunes. Airton morreu no ano passado, aos 92 anos, e era reconhecido internacionalmente como o mais credenciado estudioso do futebol. A proposta havia sido apresentada pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB).

Aqui não
Diz o presidente da Câmara federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ, foto abixo), que governadores e prefeitos são favoráveis à proposta de reforma tributária que foi elaborada na Casa, em contraponto a projeto do ministro Paulo Guedes (Economia). O caso é que se o texto dos parlamentares passar, o do governo de Jair Bolsonaro terá de ser descartado. E, se isso ocorrer, o Planalto estará sofrendo mais uma acachapante derrota no palco legislativo. E talvez o Brasil não tenha conhecido governante mais rejeitado por outro poder.

Maia diz que “não tem perfil” para sair como candidato em 2022 - Política -  iG

Apetite
Um dos pontos basilares da matéria encaminhada pelo governo é a criação de mais um imposto para pesar no bolso dos brasileiros. A ideia é fazer com que se pague mais pelas transações comerciais digitais – aquelas feitas remotamente, por meio de aplicativos ou sites de lojas e bancos. Essas negociações aumentaram exponencialmente no período da pandemia, o que fez crescerem os olhos de Paulo Guedes, Bolsonaro e outros.

Frente a frente. Ou quase isso
A propósito disso, está marcada para amanhã reunião virtual entre integrantes da comissão mista da Reforma Tributária e o o presidente do Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz), Rafael Fonteles (PI). Os deputados querem confrontar o que os secretários acham com o que disse o ministro Paulo Guedes, convidado para audiência digital na semana passada.

Novo ambiente

Sobre Guedes, diga-se que, embora não colha resultado positivo nenhum e fique só na promessa de fazer “a economia decolar”, pelo menos ele tem cuidado da imagem que apresenta. Antes desprovido de livros, o cenário que ostenta nas lives e entrevistas das quais participa agora exibe alguns exemplares. Acima, podem-se ver fotos de Paulo Guedes em 29 de abril (esq.) e em 6 de agosto (dir.). Pelo menos a estante mudou.

Contas
Referência nacional em temas como gestão pública, fiscalização e controle de contas, a revista Controle – Doutrina e Artigos, do Tribunal de Contas do Ceará, encerra hoje (segunda-feira, 10 de agosto) o prazo de submissões de trabalhos científicos para a nova edição. Os interessados podem enviar artigos inéditos profissionais, acadêmicos e servidores de órgãos públicos, atuantes nas áreas de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Economia de todo o território nacional e internacional estão aptos a enviarem artigos científicos inéditos. Os encaminhamentos devem ser feitos por este link: https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA.

Plataforma

Estou, com a jornalista Eveline Frota, com o projeto Coluna da Hora, lives que levamos para o Instagram sempre às terças e quintas-feiras. Começamos às 17 horas. A Coluna da Hora pode ser acessada pelos perfis @evefrota e @robertoamaciel.

Dê um alô
Faça contato a gente. O Portal InvestNE usa o e-mail portalinvestne@gmail.com. O número de WhatsApp é +55 85 99855 9789.

Deixe uma resposta