Unifor inicia período letivo no dia 17 de agosto com aulas 100% virtuais

DCIM\100MEDIA\DJI_0282.JPG

Com a pandemia de Covid-19, a Univerdidade de Fortaleza (Unifor) iniciará o semestre 2020.2 na próoxima segunda-feira (17 de agosto) de modo 100% virtual, tanto para as atividades da graduação como pós-graduação. A única exceção é para as disciplinas e módulos práticos dos alunos concludentes, que seguem protocolo de biossegurança elaborado pela instituição e obedecem às determinações do Decreto Estadual 33.671, de 11 de julho de 2020.

As aulas acontecerão no novo ambiente virtual de aprendizagem chamado EAD Unifor, baseado na plataforma Moodle. Esse sistema já é utilizado por mais de 3.000 instituições de ensino do mundo, em mais de 155 países. Os professores já foram treinados e estão engajados no processo de planejamento das atividades no novo ambiente virtual. “É importante que todos os alunos estejam com seu e-mail institucional habilitado para acessarem o sistema”, orienta o professor Henrique Sá, vice-reitor de Graduação.

Processo seguro de aprendizagem

O novo ambiente virtual de aprendizagem – AVA EAD Unifor –permite interação, acompanhamento, monitoramento, desenvolvimento e, principalmente, engajamento do aluno no processo remoto. A plataforma oferece, de forma integrada, um conjunto de serviços de suporte ao ensino, como videoaula, fórum, quizes e toda a estruturação e apresentação dos objetos de aprendizagem. Tudo isso vai garantir mais dinamismo para as atividades virtualizadas do semestre, que poderão ser síncronas ou assíncronas.

Além disso, as aulas síncronas terão suas notificações feitas pelo próprio AVA EAD Unifor, mantendo uma padronização no uso de ferramentas específicas.

O acesso no EAD Unifor pode ser feito de três maneiras.

1) Você pode acessar o Unifor Online com login e senha e logo em seguida acessar o menu superior na opção “educação virtual”, quando abrirá as opções e você escolherá AVA. Logo em seguida, abrirá uma outra página no seu navegador de internet para colocar login e senha do AVA, o mesmo utilizado no Unifor Online;

2) Você pode acessar por dentro da sua disciplina. Para isso, você deve acessar o Unifor Online com seu login e senha, buscar sua disciplina e na tela “minhas disciplinas” terá um botão escrito AVA;

3) Ou você pode acessar diretamente na página do seu navegador de internet, colocando o seguinte endereço: https://ead.unifor.br/.

Em caso de dúvidas técnicas da plataforma, além dos recursos de comunicação encontrados no próprio ambiente, você também poderá entrar em contato com o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), a partir dos telefones 0800-2800550 / (85) 3477-3479 ou e-mail labnte@unifor.br. Em caso de dúvidas específicas da sua disciplina ou curso, consulte sua coordenação de curso.

Retorno das atividades práticas

As atividades práticas e aulas presenciais, tanto do semestre 2020.1 como de 2020.2, continuam suspensas até que seja publicada autorização governamental para a retomada. De acordo com o Governo do Estado, a previsão de retorno da presencialidade nas escolas e universidades cearenses é para o mês de setembro de 2020, podendo ser alterada de acordo com as condições da pandemia na região. 

Campus já está preparado

De todo modo, o Campus da Universidade de Fortaleza já está preparado para receber os alunos no retorno gradual das atividades. Todas as instalações já estão equipadas e sinalizadas, os técnicos da instituição já foram treinados e a Unifor produziu cartilha virtual com orientações que devem ser rigorosamente cumpridas pelos alunos. As ações seguiram as determinações do Protocolo de Biossegurança desenvolvido pela instituição com base no Plano Estadual de Contingência do Ceará.

Mesmo na presencialidade, as atividades terão número limitado de alunos em cada ambiente de ensino e aprendizagem (salas de aula e laboratórios), conforme a disponibilidade de vagas nas disciplinas. A Universidade também criou espaços para salas de aulas ao ar livre, aproveitando os ambientes arborizados do Campus. Além disso, em virtude das aulas síncronas, os alunos poderão acompanhar as aulas de casa a partir do EAD Unifor.   

Deixe uma resposta