A Coluna do Roberto Maciel (quinta-feira, 13.08): A morte chega pelo lado mais fraco

A covid-19 chega à família Bolsonaro – e pela parte mais fraca
A última quarta-feira (12.08) terminou no Brasil com a marca tétrica de 104.263 mortes em decorrência da covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus – uma onda letal que afeta o mundo todo, mas que tem especial gravidade em países onde os governos não dão ao problema a atenção devida. Entre as vítimas estava uma senhora de 80 anos de idade, Maria Aparecida Firmo Ferreira (abaixo). Poderia ser mais uma que havia encontrado a inevitável hora final, como costuma repetir o presidente Jair Bolsonaro. Mas não era. Maria Aparecida era a avó da primeira-dama do País, Michelle Bolsonaro. Desde o início de julho, quando passou mal numa rua da favela onde morava na cidade-satélite de Ceilândia, ela estava com o diagnóstico da doença. Em pouco mais de um mês, portanto, avançou no quadro de gravidade e morreu ontem. O Palácio do Planalto foi procurado por órgãos da Imprensa, mas não se manifestou. No fim das contas, talvez tenha sido melhor assim. É que a resposta poderia ter sido um seco “E daí? Não sou coveiro!”

Avó de Michelle Bolsonaro morre no Distrito Federal vítima de Covid-19

Excluída
Pode-se dizer que Maria Aparecida Firmo não convivia com os bolsonaros. E é verdade. A família a afastara. Convenientemente, diga-se. A avó de Michelle havia sido presa em 1997 por tráfico de drogas. A filha dela, mãe da primeira-dama, também teve encrencas com a polícia. Maria das Graças Firmo Ferreira tinha duas certidões de nascimento, razão pela qual respondeu por crime de falsidade ideológica entre 1989 e 1994, mas o processo terminou arquivado.

Falação
Por conta de situações assim, Bolsonaro afirmou que “parente bom é parente longe”. Ele estava, então, parafraseado o militar norte-americano Philip Sheridan (1831-1888, na foto abaixo), que justificava massacres contra nativos com um curto “índio bom é índio morto”. E, numa cínica adaptação, era repetida na imprensa marrom e por integrantes de esquadrões da morte no Brasil nos anos 1970 e 1980: “bandido bom é bandido morto”.

Silêncio
Ontem, a propósito da terceira idade, Bolsonaro publicou o seguinte no microblog Twitter: “Prazo de validade das Carteiras do Idoso é prorrogado até janeiro de 2021. Resolução da Comissão Intergestores Tripartite do SUAS tem como foco a prevenção da transmissão do coronavírus. @MinCidadania. Mais informações: https://bit.ly/33SxNDR”. Mas não fez menção nenhuma à avó da esposa.

Ainda que tardia
A Assembleia Legislativa do Ceará deve votar hoje (quinta-feira, 13.08) projeto que define a atuação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), que atua junto aos serviços públicos. Creia: a Arce existe desde 1997. Somente agora, após 23 anos de funcionamento, está sendo ajustada.

Novidade
Também está na pauta dos deputados a votação de matéria que cria a Polícia Penal do Estado. Trata-se de Proposta de Emenda à Constituição que inova o sistema de segurança, com um órgão exclusivo para o sistema penitenciário. A Polícia Penal terá o mesmo status funcional das polícias civil e militar e do Corpo de Bombeiros.

Prefeito Roberto Cláudio anuncia ampliação na retomada dos atendimentos de  rotina da Atenção Primária

Estilo Juraci
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT, foto acima), está se configurando como o eleitor mais importante de novembro próximo. Ou seja, assumindo um papel de protagonista na sucessão municipal. Ao estilo do ex-prefeito Juraci Magalhães, que se notabilizou como incansável tocador de obras, Roberto está se esmerando em mostrar serviço. E até obras de areninhas está acompanhando nos bairros.

Em obras
De uma só tacada, a Prefeitura de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza e uma das cidades mais importantes do Ceará, está entregando obras de recuperação de 72 ruas. Mais, até: está executando serviços do gênero em mais 54 vias. As intervenções alcançam 24 bairros.

Plataforma
Em parceria com a jornalista Eveline Frota, estou tocando o projeto Coluna da Hora. São lives que levamos para o Instagram sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 17 horas. A Coluna da Hora pode ser acessada pelos perfis @evefrota e @robertoamaciel.

Dê um alô
Faça contato a gente. O Portal InvestNE usa o e-mail portalinvestne@gmail.com. O número de WhatsApp é +55 85 99855 9789.

Deixe uma resposta