A Coluna do Roberto Maciel (quinta-feira, 27.08): A retórica denuncista de 2020 perde fôlego

CGU, MPF e PF apuram irregularidades na Secretaria de Saúde de ...

Tirando o ar de uma articulação política
O Tribunal de Contas da União (TCU) lançou um balde de água gelada sobre uma fake news nutrida por alas que perambulam na política cearense. A informação falsa era tida como trunfo na corrida eleitoral deste ano. O TCU comprovou que não houve dinheiro da União aplicado na compra de ventiladores pulmonares pela Prefeitura de Fortaleza. Ou seja, pôs abaixo o argumento com o qual a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União se municiaram para executar uma midiática operação de “investigação”. Batizada de “Dispneia” (episódio em que o paciente sofre falta de ar), a atividade dos policiais e dos investigadores da CGU rapidamente virou um elemento da retórica política – as redes sociais se viram repletas de acusações feitas por gente que está de olho nas urnas de novembro próximo. Segundo acórdão do TCU, “após o exame dos documentos acostados aos autos após as diligências, a Selog — Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas — constatou que não foram utilizados recursos federais nas aquisições”. A falta de fôlego, então, sufocou a PF e a CGU. Ponto final? Não.

O nome
Há um personagem que, na avaliação de observadores da política e das gestões, atuou fortemente para que ocorresse uma sequência de erros. É o chefe da Controladoria Geral da União no Ceará, um coronel da reserva do Exército chamado Giovanni Pacelli Carvalho Lustosa da Costa (no anúncio abaixo). Ele ocupa o cargo por indicação da Presidência da República.

Professor Giovanni Pacelli - Home | Facebook

Ignorou. Agora tem de explicar o porquê
Em reunião realizada em 20 de maio entre representantes da Prefeitura e integrantes de órgãos de controle externo, com a participação de Pacelli, o Município apresentou informações que comprovavam não haver ilícito na situação. Foi mesmo que nada. Apesar da confirmação, a operação foi deflagrada sob holofotes e na mira de câmeras. Gastaram-se recursos e esforços públicos sem objetivo nenhum – só quem ganhou com isso foram grupos com atuação política.

Difícil, né?
Desse jeito, fica complicado para o cidadão entender conceitos de transparência, responsabilidade e lisura no serviço público. Até os objetivos e a imagem de órgãos de fiscalização podem ser afetados com episódios dessa natureza.

Embarque

Canoa Quebrada | OceanView

O Ceará quer dar um passo firme no reposicionamento de um dos mais importantes setores da economia do Estado, o turismo. E, para isso, aposta no diálogo entre os diferentes agentes que movimentam as atividades. Vai abrir setembro com um ciclo de painéis e entrevistas totalmente virtual no site www.tourism-connection.com, idealizado pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).

Na rota
Em 2019, o Estado se qualificou como a principal porta de entrada de turistas estrangeiros no Nordeste, destacando a decolagem do Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, que saiu da nona colocação e passou para a quinta no ranking de passageiros internacionais, conforme a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). O deslocamento positivo foi apanhado pela pandemia do coronavírus, que paralisou até os mais articulados serviços e destinos turísticos com mundo inteiro. Os painéis da Setur estão agendados para começar às 10 horas.

Cada um é cada qual
Cinco nomes se destacam no cenário dos paineis sobre turismo do Ceará: Ciro Gomes, ex-governador do Ceará; Arialdo Pinho, secretário estadual do Turismo; Maurício Benvenutti, escritor e palestrante especialista em inovação; e Ivana Bezerra, presidenta do Fortaleza Convention e Visitors Bureau.

Outros sotaques
O evento contará também com a participação de Jean-Marc Janod, vice-presidente da InterContinental Hotéis Group para América Latina e Caribe; e de Jean-Marc Pouchol, diretor geral da América do Sul da Air France-KLM.

Deu

Sérgio Aguiar comemora sucesso de grupos empresariais cearenses

A Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa aprovou ontem (quarta-feira, 26/08) relatório do deputado Sérgio Aguiar (PDT, foto acima) sobre a prestação de contas do Governo Estadual relativa a 2019. O parecer passou sem problemas, o que reforçou mais uma vez a sintonia que há entre o governo petista de Camilo Santana e a base pedetista, ligada aos irmãos Ciro, Cid e Ivo Ferreira Gomes.

Com curso
Saiu do gabinete do vereador Julierme Sena (Pros) proposta para que a Prefeitura de Fortaleza implante uma escola voltada unicamente para a preparação de candidatos a concursos públicos. Uma ideia exótica, pode-se notar, uma vez que não corresponde aos deveres constitucionais do município, mas plenamente compatível com alguém que em 12 de junho passado tentou invadir o hospital de campanha que atende pacientes com covid-19.

Ao vivo
Sempre às terças e quintas-feira, estou com a jornalista Eveline Frota em lives no Instagram. Batizamos esse projeto de “Coluna da Hora” – fazendo referência a um marco histórico do Centro de Fortaleza, ao fato de começarmos pontualmente às 17 horas e, enfim, ao tempo de uma hora exata que tem o encontro com os internautas. Pode-se acessar e participar do Coluna da Hora por meio dos perfis @evefrota ou @robertoamaciel.

No YouTube


E agora estamos migrando para o YouTube, estabelecendo lá um canal denominado Coluna da Hora. Nessa nova atividade, as análises serão acompanhadas de entrevistas e variedades. Já iniciaremos a postagem de conteúdos no próximo sábado. O endereço, para você se inscrever e acionar a sinetinha, é esse. Chegue junto!

Dê um alô
Faça contato a gente. O Portal InvestNE usa o e-mail portalinvestne@gmail.com. O número de WhatsApp é +55 85 99855 9789.

Deixe uma resposta