A Coluna do Roberto Maciel (quinta, 03.09): quando a política presta serviço de irrelevante inutilidade pública

Bafômetros nos bares, um sopro da inutilidade política

Posso recusar a fazer o teste do "bafômetro"?

A política tem dessas. Começou a tramitar na Câmara federal projeto que obriga casas noturnas, boates, casas de shows e empreendimentos semelhantes que servem bebida alcoólica a terem etilômetro para uso espontâneo dos clientes. Sim, essa é a ideia: que o “bafômetro” seja disponibilizado para que a freguesia controle o consumo dos drinques que entorna. O projeto leva a assinatura de um parlamentar sem expressão nacional, o deputado Hercílio Coelho Diniz (MDB-MG). Ele até tenta explicar, lembrando que os testes de alcoolemia já são previstos no Código de Trânsito Brasileiro para serem aplicados em condutores, mas não justifica porque estabelecimentos que têm finalidades distintas das dos órgãos de fiscalização devam ser forçados por lei a adotar medidas que não são da sua natureza. Escreveu o Coelho: “A disponibilidade de um aparelho de ar alveolar (etilômetro), como um equipamento obrigatório dos estabelecimentos para uso opcional dos clientes, carrega grande poder de persuasão. Por trás dele, há toda a sociedade cobrando maior responsabilidade dos consumidores de bebidas alcoólicas. Por outro lado, ficará explícito que também o estabelecimento que serve a bebida estará se empenhando em contribuir para controlar os excessos de ingestão de álcool”.

Ora, ora!
Pode ter certeza: 1) o deputado vai precisar criar novo projeto – um que defina o bebedor que vá ao bar para não beber. Algo como inventar o fiel que vai à igreja para não orar; 2) empresas que vendem bafômetros poderão, se o texto não tropeçar, ganhar rios de dinheiro com isso.

O outro lado
Não se defende aqui frouxidão para as leis ou o estímulo ao consumo de bebidas. Longe disso. O fato é que poderia ter sido apresentada matéria que valorizasse e desse melhores condições para equipes de fiscalização de trânsito, ou que tornasse mais rigorosas as regras, ou que favorecesse instituições que dão suporte ao tratamento do alcoolismo. Ou, por fim, que atendesse com mais verbas hospitais que cuidam de politraumatizados em acidentes nas ruas.

Cana

Quais são as características de uma cachaça boa? - Blog Cachaçaria dos  Amigos

A propósito, vem aí o Dia Nacional da Cachaça. Vai cair num domingo, 13 de setembro. A data foi definida por lei em 2009, passando pelo plenário da Câmara dos Deputados. Refere-se a uma revolta protagonizada por donos de engenhos em 1661, quando os produtores da “marvada” tomaram o poder no Rio de Janeiro para protestar contra a carga tributária da época.

A turma
Creia: vem aí o Encontro Nacional de Candidatos a Vereador. Será no próximo dia 26 e está sendo promovido por uma empresa de São Paulo que vende serviços de marketing político. Estão sendo cobrados R$ 150,00 de inscrição.

2021
Do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ): “O que a gente vê é que a economia vai cair mais. Para um ente federado, isso é muito grave, porque estados e municípios já vivem uma situação financeira muito complicada. Teremos desafio no próximo ano”.

Avisa lá

628 dias, Rodrigo Maia - O Antagonista

Alguém precisa avisar a Rodrigo Maia que o desafio já há. Não é apenas na economia. É também na política. A pauta e as responsabilidades da Câmara federal tem se mostrado gravíssima, assim como os parlamentares não têm demonstrado muito interesse em resolver questões essenciais para o cidadão.

Plataforma
O Tribunal de Contas do Ceará promoverá nos dias 10, 17 e 24 de setembro e 1º de outubro novos seminários da série TCEduc 2020, encerrando a edição deste ano do programa de capacitação continuada. Os eventos serão transmitidos pelo canal do Instituto Plácido Castelo no YouTube, diretamente do plenário do TCE. O IPC é a escola de Contas e Gestão do TCE.

Vias
As inscrições para o TCEduc 2020 estão abertas e podem ser feitas no Sistema de Gestão Educacional (Siged), no portal do IPC. Os participantes receberão certificados. O primeiro seminário, em 10 de setembro, terá o tema “Aspectos práticos da gestão de pessoal: final de mandato e transição de governos”. A abertura será com o presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, e com o diretor-presidente do IPC, conselheiro Alexandre Figueiredo.

No YouTube
A jornalista Eveline Frota e eu inauguramos canal na plataforma de vídeos Youtube, denominado Coluna da Hora. Nessa nova atividade, temos análises, entrevistas e variedades. A estreia, que está no ar, foi feita com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). O endereço, para você se inscrever e acionar a sinetinha de notificações, é esse.

COLUNA DA HORA (1).png

Ao vivo
E sempre às terças e quintas-feiras estamos, eu e Eveline, em lives no Instagram. Mantivemos para esse projeto a marca “Coluna da Hora” – numa referência a um ponto histórico do Centro de Fortaleza, ao fato de começarmos pontualmente às 17 hora e, por fim, ao tempo de uma hora exata que tem o encontro com os internautas. Pode-se acessar e participar do Coluna da Hora por intermédio dos perfis @evefrota ou @robertoamaciel.

Dê um alô
Faça contato a gente. O Portal InvestNE usa o e-mail portalinvestne@gmail.com. O número de WhatsApp é +55 85 99855 9789.

Deixe uma resposta