Informação, ouro puro para o setor de logística

Artigo de Márcio Arbex, diretor de Pré-Vendas para a América Latina da Tibco.

Não importa o quão tradicional seja uma empresa, ela sempre poderá reinventar seu negócio para melhorar a competividade na economia digital. Um setor que precisa urgentemente reinventar a experiência do cliente é o de logística. Parte dessa transformação é apoiada na digitalização e, portanto, não é segredo dizer que quem digitalizar seu negócio primeiro assumirá a dianteira no mercado. Outros segmentos têm experimentado isso nos últimos anos, como o bancário, indústria, turismo, hotelaria e saúde. Agora, cabe ao setor de logística promover sua transformação digital. No contexto atual da pandemia da covid-19, as empresas de logística precisam reduzir os gastos a partir de uma visão em tempo real de sua cadeia de suprimentos.

Dados confiáveis e relevantes

Ter dados confiáveis e relevantes é fundamental no mercado de logística. Isso inclui o ecossistema de fornecedores, estoques, transportadores e, obviamente, informações de rastreamento – ou seja, dados para saber exatamente quando o produto sai da fábrica e seu caminho até ser entregue. Isso é ouro puro para os profissionais de logística.

É crucial ter acesso aos dados históricos desses processos para identificar modelos e prever o comportamento e tendências do mercado.

Análise completa do ecossistema logístico

Com um software eficiente, é possível fazer a segmentação de clientes, gerar uma pontuação de propensão de compra e fazer uma análise completa do ecossistema logístico de cada empresa.

Ao mesmo tempo, essa solução possibilita a comunicação com o cliente em tempo real e de forma personalizada, criando uma experiência única para os clientes, por meio de dados históricos e seus padrões atuais.

Os dispositivos móveis têm papel fundamental dentro desse ambiente de inteligência de negócios. Eles permitem que a jornada de distribuição gire em torno da tecnologia mobile, desde a fase de pesquisa de pré-venda até a coordenação de compras e pós-venda. As vendas no mobile e-commerce deverão aumentar consideravelmente nos próximos dois anos.

Assuma a liderança em inovação e transforme a organização

Por meio da tecnologia, é possível conectar toda a empresa, do planejamento e da cadeia de suprimentos aos canais omnichannel e atendimento ao cliente. Na nova cultura de negócios, a inovação é fundamental para chegar ao topo do mercado, o que necessariamente envolve tecnologia digital e nuvem eficiente.

Além disso, usando dados históricos e realizando análises preditivas, os cientistas de dados podem criar modelos para detectar riscos e fraudes. A modificação de dados pode ser detectada e evitada, além de oferecer proteção com uma combinação de funções avançadas de análises e gerenciamento de API.

Um dado interessante é que as principais empresas digitais conseguem quintuplicar o crescimento de receita, ter lucro operacional oito vezes maior e obter o dobro do valor para os acionistas do que as empresas que estão atrasadas digitalmente.

Tecnologia, uma grande aliada

Isso se deve à capacidade de oferecer experiências atrativas aos clientes, criar produtos digitais inovadores e conectados, além de atualizar regularmente as operações. Hoje, liderar digitalmente é sinônimo de conseguir os melhores negócios.

A reinvenção, no entanto, pode não ser fácil de ser aplicada e muitas empresas podem testemunhar sobre isso. A verdade é que o setor de logística sabe que não pode ficar para trás e essa tecnologia é uma grande aliada, sobretudo nesse momento de reabertura de economias, o que exigirá uma nova visão do mercado.

Deixe uma resposta