Estudo indica que comércio de bebidas tem melhor desempenho de vendas e que restaurantes e similares sofrem mais com pandemia

Levantamento da Gyra+, plataforma online de crédito para pequenas empresas, mostra que o comércio varejista de bebidas (10,5%) apresentou o melhor desempenho de vendas nos últimos 12 meses entre todos setores de pequenas empresas; restaurantes e similares foram o que mais sofreram durante o mesmo período (-5,7%). Inúmeros estabelecimentos declararam falência nos últimos meses – devido ao isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Aproximadamente 8 mil empresas, de todos os Estados e do Distrito Federal, fizeram parte do estudo.

Os dados são do Gyratrends, um indicador que mede o desempenho dos diversos setores da economia e leva em consideração a variação média das vendas nos últimos doze meses. Após acumular dados de milhares de clientes, com diferentes perfis ao longo dos anos, a Gyra+ criou recentemente o indicador que promete ser o principal indicador para desempenho dos segmentos predominantemente ocupados por pequenas empresas. Com esses dados, a empresa é capaz de analisar o desempenho da empresa, definir a capacidade de pagamento de uma parcela e oferecer uma proposta com limite de crédito pré-aprovado em poucos minutos.

Outros setores como comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos (8,6%), lanchonetes, casas de chás, sucos e similares (5,7%), reparação e manutenção de TI e comércio varejista de peças para aparelhos eletrônicos (4,6%) tiveram desempenho positivo nos últimos meses. Já outros setores como comércio varejista de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal (- 3,6%), comércio varejista de minimercados, mercearias e armazéns (-2,0%) e comércio varejista de eletrodomésticos e áudio/vídeo (-1,4%) foram os que mais sofreram impactos no período. O primeiro estudo apresentado aponta os dez setores em alta e os dez em baixa.

“Aproveitamos a grande massa de dados que conseguimos capturar de forma digital, para criarmos o indicador Gyratrends. Desta forma, conseguimos avaliar como o setor está se comportando em tempo real e extrair melhores conclusões.” diz Rodrigo Cabernite, co-fundador e CEO da empresa.

A Gyra+ é uma fintech de crédito que está conectada via API nas principais plataformas de meios de pagamento, marketplaces e ERPs, que os pequenos negócios utilizam no dia a dia para vender ou gerenciar suas empresas. “Conseguimos essa aferição graças ao modelo inovador de análise, que utiliza um algoritmo de inteligência artificial que combina diversas fontes de dados para facilitar a decisão de crédito”, explica Cabernite.

Deixe uma resposta