Brasil e Chile assinam termo de cooperação em Tecnologia da Informação e Comunicação

O Chile e o Brasil tornaram-se parceiros para o desenvolvimento de oportunidades e negócios sustentáveis em tecnologia e inovação.

Uma reunião virtual oficializou a cooperação que objetiva estimular o intercâmbio de conhecimentos e o comércio de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) por meio de ações como: organização de webinars; criação de plataforma na web para networking; realização de treinamentos e-learning de empresas do Chile no Brasil e vice-versa; promoção e divulgação de atividades de pesquisa; entre outras.

O evento contou com a presença de empresários e representantes de entidades do segmento de ambos os países. Estavam, entre eles, o vice-presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR), Lucas Ribeiro; dois diretores da Mapomred (Marketplace Omnired Latinoamérica) Claudinei Carrasco (para o Brasil) e Alberto Villa Contreras (para a América Latina); o representante da Superintendência Geral de Inovação do governo do Paraná, Leonardo Franceschi; o representante do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, Vinicius Greco Pazza, além do chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores – Paraná e embaixador Igor Kipman. 

No plano de cooperação também está prevista a criação de um escritório chileno no Brasil, que se dará por meio da Mapomred na Assespro-PR. E, também, a abertura de um escritório brasileiro, através da entidade paranaense, em Santiago, no Chile.

Segundo Izoulet Cortes Filho, diretor de Projetos e Negócios Internacionais da Assespro-PR, pretende-se criar, ainda, oportunidades de os brasileiros participarem em projetos de licitações no mercado e portais públicos do Chile e outras entidades internacionais. “Também vamos rever o tratado de livre comércio Chile-Brasil e comércio exterior”, completa.

Para Lucas Ribeiro, vice-presidente da Assespro-PR  e diretor da ROIT Consultoria e Contabilidade, este é o início de uma parceria que leva o Brasil a potencializar a internacionalização no setor de TIC.

“Muitas empresas brasileiras desejam levar sua tecnologia para fora, mas enfrentam um desafio, hoje, muito grande. Esta parceria com o Chile é muito bem-vinda, pois favorecerá esse movimento e, também, a vinda de inovações do país chileno para cá. Acredito que essa troca potencializa a diversidade nas empresas que é de vital importância para que elas possam se desenvolver de modo sustentável”, disse Ribeiro.

A primeira ação após a assinatura do termo de cooperação será a realização da live “O Marco de Cooperação Chile-Brasil em TIC”, que acontecerá no dia 09 de novembro, às 17 horas, através do YouTube da Assespro-PR. O evento on-line será conduzido pelo presidente da entidade, Adriano Krzyuy, Claudinei Carrasco e Alberto Villa Contreras, ambos da Mapomred. 

Deixe uma resposta