Captação de recursos em tempos de pandemia

Live sobre captação de recursos para projetos culturais no Bossa Criativa

A cultura está entre os setores mais afetados pela pandemia e, não por acaso, tem também se mostrado um dos segmentos mais inovadores. Mas se boas ideias não faltam, como fazer para tirar os projetos do papel em uma época em que tantas atividades estão restritas ou simplesmente proibidas? Para debater as principais questões, o Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente promove o curso Gestão Criativa, na forma de uma série de lives, com a participação das especialistas Cacau Gondomar, Christiane Campos e Daniele Torres. Os encontros começaram no próximo dia 31 de agosto, às 18h e, nesta segunda-feira, 9/11, será realizado mais um, com o tema Captação de Recursos. A transmissão é pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube (www.youtube.com/artedetodagente), e as inscrições podem ser feitas no link https://bit.ly/2Yzcowe. O Bossa Criativa é uma parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Confira a seguir a programação dos próximos encontros:

09/11 – Práticas e Complementações dos Cursos: Prestação de contas como você nunca viu!
23/11 – Práticas e Complementações dos Cursos: Captação sem lei!
07/12 – A Experiência 2020: Saldos e Legados do Ano Pandêmico

À frente das Lives de Gestão Criativa estão quatro especialistas. A produtora cultural, atriz e designer Cacau Gondomar é pós graduada em gestão comercial e tem 20 anos de atuação no mercado cultural; Christiane Campos é doutoranda em comunicação e produtora cultural pela Universidade Federal Fluminense e atua no mercado cultural desde 2002 e a museóloga Daniele Torres tem pós em história da arte, gestão cultural e comunicação empresarial e atua há 22 anos com leis de incentivo e captação de recursos. A quarta participante e mediadora é a produtora cultural Mariana Pietrobon, gerente de produção do projeto Bossa Criativa.

O Projeto

Parceria entre aFundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – com curadoria de sua Escola de Música –, o Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de pocket shows, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Funarte de Toda Gente. Mais informações no site do projeto.

Deixe uma resposta