A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 21.11): A eleição entra na reta final; não dê chance ao atraso e ao ódio

Temos uma situação negativa, mas não definitiva
Entra-se hoje na reta final das campanhas neste segundo turno das eleições municipais. Contando este sábado, temos uma semana para que candidatos, aliados e simpatizantes falem com eleitores e busquem deles respostas nas urnas do próximo dia 29. Cidades estratégicas no cenário político nacional, como Fortaleza (CE), Recife (PE), São Luiz (MA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belém (PA), vão decidir sobre quem irá governá-las entre 2021 e 2024. Na composição dos contextos de 2022, ano em que os brasileiros votarão para deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República, o momento pode e deve ser visto com apropriado para reflexão. Ou para que se deixe a letargia, a irresponsabilidade e a omissão política, entre outras condições desfavoráveis aos interesses da sociedade, e que se assumam posturas proativas, capazes de revolucionar a situação absolutamente negativa que se tem.

Hora de acelerar

PT oficializa apoio a Sarto no 2º turno em Fortaleza | Eleições


O momento político é, para partidos, de aceleração. Todos os envolvidos no processo atual – e é seguro dizer que as 33 siglas participam da cena como protagonistas ou coadjuvantes – são legitimamente capacitados a se aproximar dos eleitores, expor argumentos e pedir votos. Em Fortaleza, têm-se em construção arranjos e diálogos que certamente vão influir na deliberação social. O PROS, partido do candidato bolsonarista Wagner Sousa, conseguiu apoio velado de militantes do PSL, embora o partido não tenha fechado com nenhuma candidatura, e segue incisivo em busca de mais alguma adesão – ter a neutralidade do deputado Heitor Férrer, que foi candidato a prefeito pelo Solidariedade, não representa em si uma vantagem. José Sarto (foto acima), deputado estadual que representa o PDT, já conseguiu agregar alianças com PT, PSOL, UD, PCdoB e Patriotas, além de outros grupos, sob o discurso de formar uma trincheira contra o conservadorismo.

Números
E o instituto Datafolha meio que jogou um balde de água geladíssima sobre os ânimos dos bolsonaristas de Fortaleza. Pesquisa de intenção de votos divulgada ontem pelo jornal O Povo indica 59% para Sarto e 41% para Wagner. O crescimento do pedetista impresssiona, uma vez que o mesmo Datafolha apontava no último dia 15, quando se realizou o primeiro turno, projeção de 49% para ele contra 41% do adversário, com 9% de nulos ou em branco. Isso significa que Sarto avançou decisivamente sobre os indefinidos.

Motivos
Há três elementos que devem ser considerados neste cenário que se formou no segundo turno: 1) A entrada definitiva e oficial do governador Camilo Santana (PT) no grupo de apoiadores de Sarto; 2) A adesão de partidos à esquerda à candidatura do PDT; 3) As frequentes trapalhadas do governo de Jair Bolsonaro – aliado a ferro e fogo do capitão Wagner.

Mas a filosofia hoje me auxilia
Dá para garantir, sem margens para dúvidas, que há uma instigante luta a ser travada nesta semana. Espera-se, pelo menos, que seja um disputa limpa. Sobre isso, não é demais lembrar o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C): “Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras, tem mais que todas, este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política”. P.S.: o título desta nota nos é emprestado pelo genial Noel Rosa (1910-1937).

Os últimos serão os últimos
Tramita na Câmara dos Deputados projeto que assegura o pagamento retroativo do auxílio emergencial para as pessoas que, por aspectos de cadastramento, não puderam ter acesso ao benefício no início da provisão, mas só depois tiveram pedidos aprovados. O autor da proposta é um nordestino, o deputado Danilo Cabral (PSB-PE).

É gente que não acaba
Palavras de Danilo: “Já são 36,8 milhões de pessoas que tiveram solicitação de benefício indeferida. Problemas de toda ordem têm sido identificados, causando questionamento sobre a confiabilidade da base de dados e os cruzamentos de informações utilizados para decisão sobre as concessões do auxílio”.

A rede em vídeo
O canal Coluna da Hora, que resulta de parceria entre mim, a jornalista Eveline Frota e o músico e videomaker André Reis, veicula entrevistas sobre temas diversos (https://www.youtube.com/colunadahora). E sempre às terças e quintas-feiras eu e Eveline fazemos lives no Instagram, também com a marca “Coluna da Hora”. Começamos às 17h e os encontros com internautas duram uma hora. Pode-se acessar e participar da Coluna da Hora no Instagram pelos perfis @evefrota ou @robertoamaciel.

Direitos humanos

Dom Aloísio em nossos corações


Passou na Assembleia Legislativa do Ceará proposta que dá ao novo centro de esportes e cultura que o Governo do Estado vai construir em Fortaleza, no Bairro Itaperi, o nome do cardeal arcebispo dom Aloísio Lorscheider. Referência mundial em direitos humanos, dom Aloísio será homenageado num local simbólico: o antigo presídio Instituto Professor Olavo Oliveira (IPPOO). O projeto soma duas iniciativas coincidentes, do Poder Executivo e do deputado Renato Roseno.

Amparo
E leva as assinaturas das deputadas Augusta Brito (PCdoB) e Érika Amorim (PSD) matéria que institui no Ceará o Fundo Estadual de Apoio às Vítimas de Exploração Sexual. É projeto de indicação, mas tem sintonia com o Palácio da Abolição.

Pedaladas
Mesmo tendo sido mal-sucedido nas urnas, o veterano vereador Didi Mangueira (PDT) não largou as tarefas legislativas. E pôs para tramitar na Câmara de Fortaleza, numa só tacada, três projetos relacionados às políticas cicloviárias do Município. O vereador Evaldo Lima (PCdoB, foto), que também não foi reeleito, seguiu com pedais na mesma trilha.

Contatos imediatos
Faça comentários e encaminhe sugestões para o Portal InvestNE. Os canais podem ser o e-mail portalinvestne@gmail.com ou o WhatsApp, no número +55 85 99855 9789.

Deixe uma resposta