Escola francesa de design, artes e comunicação visual escolhe o Brasil para expansão internacional

 

A École Intuit Lab, escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual, completa 20 anos em 2021 e escolhe o Brasil para sua nova etapa de expansão. A instituição, que atua sob o conceito de abrangência internacional e visão multicultural, inaugura campus em São Paulo, onde ofertará cursos de formação e extensão para estudantes em busca de capacitação para uma carreira global.

“São Paulo é uma das principais capitais culturais e um dos maiores centros econômicos do mundo. Quando se trata de um novo destino para compartilhar nosso projeto, o Brasil surge naturalmente e tem sido um dos destinos preferidos dos nossos alunos para a realização de projetos com agências e empresas parceiras. Além disso, acreditamos que o país irá retomar seu curso ascendente, o desenvolvimento de seu potencial cultural e poder de consumo. Este processo é uma clara oportunidade para a evolução da indústria de Design em toda América Latina. O câmbio atual também traz um momento favorável para empresas de porte médio, como nós, investir no país”, explica o cofundador da École Intuit Lab, Clément Derock. 

A escola mantém dois campus na França, em Paris e Aix-en-Provence (cidade universitária localizada no sul do país) e dois na Índia, em Mumbai e Kolkata. Por meio de uma rede de parcerias com 18 universidades e cerca de mil empresas e agências, oferece aos alunos possibilidades de desenvolver projetos e intercâmbios na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina. 

No Brasil, o campus da École Intuit Lab São Paulo oferecerá três cursos de formação, com quatro anos de duração. São eles: Formação em Comunicação Visual e Design Digital, Formação em Arte & Design de Games e Formação em Artes Visuais. Além destes, há o curso de extensão em Design & Comunicação, com duração de 18 meses. 

“Em 2021, esperamos ter cerca de 50 alunos matriculados. Mas nossa expectativa, para além do negócio, é implementar um projeto pedagógico desenvolvido por acadêmicos e profissionais que visa expandir a cultura do Design no mundo e ampliar o acesso dos profissionais ao mercado global. Acreditamos que nos próximos anos iremos superar aqui a média de crescimento do grupo, que tem sido de 15% nos últimos três anos”, avalia Derock.

Mercado brasileiro de Design

É justamente o contexto de transformação digital e valorização da jornada do consumidor que revela um ecossistema de oportunidades profissionais no Brasil. A indústria criativa nacional responde por 2,61% do Produto Interno Bruto (PIB). É estimada em R$ 171,5 bilhões, segundo último mapeamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), realizado em 2019. O mercado, que ampliou sua participação em 25% nos últimos quinze anos, mantém resultados estáveis e consistentes – a despeito do atual cenário econômico mundial. De 2015 a 2017, mais de 25 mil novas posições foram criadas para funções como diretor de arte, designer gráfico, designer de UX (User Experience) / UI (User Interface), editor de mídia eletrônica, visual merchandiser, entre outras.

Mais informações sobre a École Intuit Lab podem ser acessadas no site https://ecole-intuit-lab.com.br/. As inscrições para os cursos já estão abertas e as aulas, previstas para serem presenciais, iniciam em 1º de março de 2021.

Sobre a École Intuit Lab

Instituto educacional de origem francesa de design, estratégia e comunicação visual, co-fundada em Paris em 2001 por Clément Derock e Frederic Lalande. A visão desses veteranos da indústria é construir uma cultura, não apenas uma escola, onde mentes criativas têm a liberdade de inovar, criar e se tornar parte de uma revolução do design. Espalhada  por 5 campos (Paris, Aix-en-Provence, Mumbai, Kolkata e agora em São Paulo) e com sua rede de 18 universidades parceiras na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia, a Intuit Lab tem forte presença internacional. Até o momento, mais de 100 designers,  profissionais  e artistas de todo o mundo realizaram  workshops nos campus da Intuit Lab para contribuir para nutrir a visão criativa do mundo dos alunos. Essa exposição é acentuada pelos inúmeros programas de intercâmbio entre campi e universidades parceiras.

Site: https://ecole-intuit-lab.com.br/

Deixe uma resposta