Consumidores atentos são desafio para as marcas

Em tempos de tanta transformação, entender melhor o consumidor e como se conectar com ele é crucial. Pensando nisso, o Instituto Qualibest em parceria com a TopBrands Consultoria de Branding, criou o “Brand Move” – um evento com o objetivo de compartilhar com o mercado técnicas inovadoras de pesquisa que apoiam o processo de construção e fortalecimento de marcas.

Temas como propósito de marca, sustentabilidade, diversidade e brand experience foram discutidos durante o evento totalmente on-line. “A marca é um ativo importante para as empresas e para que ela traga os resultados esperados ela tem que estabelecer conexão com as pessoas”, disse Marcos Machado da TopBrands. Daniela Daud, diretora do Instituto Qualibest, completa: “Interação das marcas e compreensão dos clientes é fundamental”. Esse foi o fio condutor da tarde de evento repleta de exemplos bem-sucedidos.

Cris Irigon (Grupo Boticário), Tajana Jankovic (Rappi) e Carolina Losicer (Coca-Cola Andina Brasil) mostraram seus cases focados em propósito de marca. “A empresa precisa entender e responder pelos seus valores e, consumidores devem saber que consumo é, também, um ato político”, afirmou a diretora de marketing do Grupo Boticário. Já Fabiana Araújo e Daniela Cortezze (Barilla) e Juliana Miotto e Rosemeire Franco (Johnson e Johnson) contaram como as marcas lidam com o tema da diversidade. Metas alinhadas com as ODSs, processos seletivos com entrevistas às cegas e pagamentos igualitários foram alguns exemplos da Barilla. “A inclusão de empregabilidade de grupos excluídos melhora a economia e o social”, disse Juliana Miotto.  

O terceiro tema abordado foi sustentabilidade. Pedro e Livia Malouf da marca LivUp mostraram como é importante impactar de ponta a ponta. “Devemos agir localmente e pensar globalmente”, afirmou Lívia. Segundo Arthur Campos, da Tetra PaK, consumidores estão mais conscientes, mas ainda não aceitam pagar um pouco mais para apoiar a sustentabilidade. Ele apresentou o case da marca em ações para reciclagem.

Por fim, Renan Brigo (Grupo Pão de Açúcar) e Adriana Ribeiro (Instituto Qualibest) apresentaram o tema Brand Experience. Renan mencionou o Painel Online proprietário, com portais de pesquisa para investir numa melhor na experiência dos consumidores. “Quem consome quer um produto de empresas com as quais se identifica e confia”, afirmou Brigo. Adriana Ribeiro apresentou estudo sobre Brand Experience conduzido pelo Qualibest em parceria com a TopBrands.  Segundo Adriana, é preciso conhecer o seu consumidor e entregar aquilo que promete. “Entregue, envolva, encante e vá além, essas deveriam ser as metas estruturais de todas as marcas que buscam o sucesso”.

Para assistir o evento, acesse: Brand Move

Deixe uma resposta