Fetrans anuncia vencedores do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar 2020

As empresas e os profissionais do setor de transportes vencedores do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA), realizado pela Federação dos Transportes (Fetrans), foram anunciados em evento virtual, com a participação do presidente da instituição, Chiquinho Feitosa, empresários do setor, do diretor do núcleo socioambiental da Fetrans Mário Albuquerque; da Superintendente da Fetrans, Amanda Machado; da supervisora regional do Conselho Regional Nordeste I do Sest Senat, Fernanda Barreira, e dos Diretores do Sest Senat dos três estados de atuação da Fetrans (Ceará, Maranhão e Piauí), além do corpo técnico do Programa Despoluir, e de Luiz Melo, coordenador do programa.

Ao todo, 18 empresas conquistaram o Troféu PMQA. No Ceará, as vencedoras foram as empresas: Viação Urbana, Expresso Guanabara, Viação Princesa dos Inhamuns, Vega Transporte Urbano, Auto viação Dragão do Mar, Daniel Transportes, Aliança Transportes, Empresa Vitória e Autoviação Fortaleza. No Piauí, a Expresso Santa Cruz, a Empresa Viação Piauí (Emvipi), a Dois Irmãos, a Transportes São Cristóvão, a Transportadora Rolim, a Viação Santana e a Expresso Guanabara foram as agraciadas com o troféu. Já no Maranhão, venceram as empresas Vix Logística, e Aguiar Locação e Turismo.

Na ocasião, também foram certificadas as empresas com a frota totalmente aprovada quanto aos testes de opacidade e sem multas no órgão ambiental do estado, por meio do Selo “Empresa 100%”. Além disso, André Soares foi escolhido como Técnico-Modelo do Programa Despoluir. Ao todo, 39 empresas disputaram o PMQA 2020 no três estados de atuação da Fetrans.

O presidente da Fetrans, Chiquinho Feitosa, enalteceu a qualidade dos projetos inscritos nesta edição e agradeceu a colaboração e a confiança de todos os participantes, bem como ao trabalho das equipes avaliadoras, sobretudo, durante a pandemia. Ele ressaltou as adaptações que tiveram de ser feitas para que isso fosse possível e a importância da manutenção das atividades do Programa Despoluir para o setor de transportes. “O PMQA tem dado uma contribuição muito grande ao controle da poluição do ar no Ceará, Piauí e Maranhão. Temos contado com o apoio das empresas e isso é muito importante”, afirmou.

Feitosa fez ainda uma breve homenagem ao empresário Pio Rodrigues, do Grupo CRolim, a quem seria dedicado o prêmio Destaque Ambiental deste ano, por sua atuação na área ambiental em Fortaleza. Devido à pandemia, a Fetrans optou por homenageá-lo, na edição do ano de 2021, quando espera-se que a cerimônia possa voltar a ocorrer de maneira presencial, para reconhecer, a contento, o trabalho do empresário, com as devidas honrarias.

Durante a cerimônia, também houve homenagem especial a empresa Transportes Urbanos Aliança, por vencer 10 edições consecutivas do PMQA, comprovando o seu comprometimento com as ações em prol do meio ambiente.

Sobre o PMQA

Em 2020, o Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar chegou à 18ª edição. Ele celebra as medidas adotadas pelo setor de transporte de passageiros e cargas que contribuem para a redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera, além de reconhecer o trabalho das empresas do Ceará, Maranhão e Piauí comprometidas com a conservação dos recursos naturais e valorização do meio ambiente. O Prêmio é uma das ações do Programa Despoluir, o maior programa ambiental do transporte brasileiro, que promove o engajamento dos transportadores e da sociedade nas práticas de transporte ambientalmente responsável.

Durante a pandemia do novo coronavírus, as ações do Programa Despoluir se mantiveram ativas, dentro das condições viáveis, junto com a consciência do papel da instituição em ajudar na preservação dos recursos naturais. A celebração do PMQA reafirma o respeito da Federação com as empresas que formularam seus projetos e o compromisso com as iniciativas que valorizam o planeta.

Deixe uma resposta