Conheça as principais tendências de transformação digital para 2021

Enquanto a nova década traz consigo inovações tecnológicas que ressaltam a importância da transformação digital, as empresas já passam a ter um olhar no futuro, mas precisamente para o ano de 2021. O cenário de 2020 foi de muitas incertezas e repleto de desafios para toda a humanidade. Todo esse impasse fez com que o desenvolvimento tecnológico fosse acelerado em todo o globo. Com base nos avanços já obtidos ao longo de 2020 e um olhar atento para as novas tendências é possível estabelecer uma perspectiva tecnológica para 2021. As perspectivas abaixo não dizem respeito à tecnologias inéditas e sim às tendências com relação aquelas que já estavam em ascensão. Isso é, qual é o impacto esperado para essas ferramentas e o quanto elas devem evoluir. Ao todo listamos as 5 principais tecnologias que sem dúvidas irão não apenas crescer em potencial de usabilidade, mas também no aumento da adoção pelas indústrias mundiais. 

1 – Popularização do 5G

A pandemia ocasionada pelo coronavírus (Covid-19) trouxe consigo grandes modificações na estrutura profissional de todas as empresas. A descentralização do trabalho que gerou um aumento expressivo no modelo home-office, reforçou a importância da utilização da internet 5G, tecnologia que permite uma conectividade mais ágil e com muito baixa latência.  As indústrias estão muito atentas para a chegada do 5G, afinal as novas tecnologias já utilizadas, como é o caso da IIoT (do inglês – Internet Industrial das Coisas) já demandam maiores potenciais de conectividade. O Brasil está em negociações avançadas para trazer a tecnologia ao país. Estados Unidos e China são as grandes nações favoritas no processo de licitação. 

2 – Nuvem híbrida

A crescente preocupação com a acessibilidade, velocidade de acesso e segurança das informações vem fazendo da nuvem híbrida uma grande ferramenta pertencente à infraestrutura tecnológica das indústrias. A união de servidores locais e computação em nuvem faz com que grandes empresas como AWS, Azure (Microsoft), Google, IBM e Oracle projetem soluções voltadas a atender demandas do tipo.  É benéfico para as empresas que utilizam essa tecnologia, pois ferramentas como a própria IIoT podem se beneficiar da acessibilidade local, que é ininterrupta. Já o banco de dados da empresa pode ser bem trabalhado na nuvem. A flexibilização desse modelo de armazenamento já é crescente e tem se mostrado uma tendência muito forte para 2021. 

3 – Cibersegurança

O aumento na adoção do home office em 2020 fez com que as tentativas de ataques hacker tivessem um crescimento exponencial ao longo dos meses da pandemia. Possivelmente pela maior vulnerabilidade identificada pelos criminosos nas redes locais. O número de ataque à bancos, segundo reportagem da Forbes, cresceu 238%, já os ataques aos servidores na nuvem, cresceu incríveis 600%!  Um grande alerta foi acionado nas indústrias, que buscam por uma maior cibersegurança para que possam manter seus dados sempre seguros. A IBM, Splunk e a Microsoft são empresas que estão na linha de frente das grandes empresas da tecnologia, estudando metodologias para aperfeiçoar a segurança digital das empresas e oferecer soluções cada vez mais garantidas e confiáveis. 

4 – Democratização da IA

O ano de 2020 mostrou para as empresas que o manuseio inteligente dos dados é uma forma de maximizar (e muito) os resultados planejados. A análise inteligente do interesse dos clientes abre muitas possibilidades de negócio. Pode até não se perceber, mas as pessoas já são observadas pela inteligência artificial durante todo o tempo.  Todas as mídias, propagandas e conteúdos que parecem terem sido feitos especialmente para o navegante são frutos de uma aprofundada inteligência artificial pertencente aos mecanismos de busca. A utilização de forma ética dessa ferramenta deverá crescer em 2021, alcançando patamares elevados de inteligência e novas possibilidades de negócio. 

5 – Computação quântica

Ainda menos divulgada, mas com enorme potencial de crescimento, a computação quântica deverá ser um destaque da transformação digital em 2021. A computação quântica é a tecnologia que vai além dos impulsos elétricos binários e alcança um patamar subatômico. É uma tecnologia extremamente complexa, mas que demonstra uma precisão incomparável na compilação dos dados. Seu indicador é o bit quântico (ou qubit), indo além do bit já conhecido. Algumas parcerias em andamento já buscam aprofundar o conhecimento existente sobre a tecnologia para poder expandir a sua usabilidade. Podem ser utilizadas como exemplo a Splunk e a Quantum Computing INC, Honeywell e Microsoft e também a AWS e a IonQ.

Deixe uma resposta