Balanços patrimoniais: empresas se preparam para se fortalecer em 2021

Empresas de pequeno, médio e grande porte devem entrar o ano com seus balanços patrimoniais em mãos. Mas quando se fala neste assunto, alguns empresários não dão a importância devida ao documento. No entanto, a transparência é tudo no mundo dos negócios. E mesmo não sendo obrigatória, a divulgação dos balanços pode ajudar e muito em estratégias e investimentos empresariais. Ainda mais em um cenário tão adverso como o que estamos atravessando por conta da pandemia.

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter em mãos todas as informações e números de uma empresa pode fazer a diferença. Os balanços patrimoniais nada mais são do que a demonstração de todos os ativos, passivos, bens e capitais, além de comparações com relação aos anos anteriores e ao futuro do negócio.

De acordo com Daniel Carvalho, contador e sócio da Rui Cadete Consultores, “os balanços são extremamente importantes para ajudar os empresários a entenderem qual é a situação financeira de suas empresas, assim como são peça fundamental na análise para a concessão de créditos”, explica. Por isso, a Rui Cadete Consultores, ele acrescenta, trabalha numa força tarefa para entregar os balanços aos clientes até o final de janeiro.

Segundo dados da Serasa Experian, em 2020 várias empresas tiveram linhas de créditos e a possibilidade de novos negócios frustrados, pela falta dos seus balanços patrimoniais. Isso porque, esses relatórios eram exigidos a fim de se saber a situação econômico-financeira e as estruturas de gestão das empresas.

Para Daniel Carvalho, a pandemia trouxe uma preocupação maior aos empresários. “Em meio à crise, eles perceberam a necessidade da análise das suas situações financeiras e também da captação de recursos no mercado. Com isso, muitas atentaram-se para a elaboração de seus balanços, começando assim, o ano de 2021 em dia com seus negócios”, afirma.

A recomendação do especialista é que as empresas estejam com seus balanços em mãos, só assim, poderão aproveitar as oportunidades que podem surgir no mercado. Vale ressaltar que a análise desses números deve ser feita por profissionais ou empresas especializadas. Com os dados corretos e organizados ficará mais fácil conseguir linhas de crédito e se fortalecer, para seguir com as estratégias de crescimento em 2021.

Deixe uma resposta