Primeira colheita da Horta Social em 2021 será doada para entidades que atendem pessoas idosas em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza faz hoje (4.2, quinta-feira) a distribuição da primeira colheita em 2021 da Horta Social do Conjunto Ceará. Cinco entidades que atendem o público idoso na cidade serão beneficiadas. A ação é articulada pela Coordenadoria de Políticas Públicas Para Pessoa Idosa, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), e faz parte do projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso.

Serão distribuídos 567 quilos de hortaliças (322 kg de alface, 205 kg de coentro e 40 kg de couve). O alimento, produzido de forma 100% natural, será distribuído para a Santa Casa de Misericórdia, Unidade Abrigo de Idoso Olavo Bilac, Instituto Hesed, Lar Torres de Melo e Associação Casa de Abrigo do Idoso Três Irmãs, beneficiando cerca de mil idosos. É importante salientar que os carros que vão transportar os alimentos até as entidades serão desinfectados.

Por conta da pandemia da Covid-19, as atividades presenciais do Projeto Horta Social estão suspensas desde de março de 2020. Mesmo assim, a coordenação do projeto continua com as doações de hortaliças às entidades beneficentes e, durante o ano de 2020, distribuiu cerca de 13,5 toneladas de alimentos.

Sobre as Hortas Sociais

Instituído em junho de 2016, o Projeto Hortas Sociais da Prefeitura de Fortaleza tem contribuído para melhorar a vida de milhares de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, ao mesmo tempo em que incentiva a agricultura urbana e estímulo ao convívio social de famílias em situação de vulnerabilidade social.

As três estufas mantidas pelo projeto estão localizadas nos bairros Conjunto Ceará e Granja Portugal. Nas unidades são produzidas hortaliças, como couve manteiga, alface, coentro, pimentinha de cheiro, tomate cereja, pimentão vermelho, pimentão verde, pimentão amarelo, maxixe e quiabo.

O Projeto Hortas Sociais é executado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio do Núcleo de Produções Culturais e Esportivas (Nuproce), instituição sem fins lucrativos que capta recursos via Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza.

Deixe uma resposta