Com 51% das famílias endividadas, planejamento financeiro pode ajudar a por contas em dia

O aumento no número de famílias endividadas no Brasil acendeu um alerta: torna-se cada vez mais importante fazer um planejamento financeiro para equilibrar as contas. De acordo com dados divulgados pelo Banco Central (BC), a taxa de dívidas com bancos bateu um novo recorde em novembro de 2020 em plena pandemia, atingindo 51% da renda familiar acumulada nos doze meses anteriores. É a maior série histórica desde que os dados começaram a ser registrados em janeiro de 2015.

Mas, como juntar dinheiro para quitar uma dívida em um momento de crise provocada pela pandemia de COVID-19? É uma dúvida pertinente e, pelos próximos meses, será cada vez mais comum entre os brasileiros. Segundo Veridiana Lopes, educadora financeira formada pela DSOP, especialista em planejamento financeiro pessoal e criadora do Economia Diária, colocar as contas em dia é possível, mas é preciso um pouco de dedicação. A especialista explica ainda que traçar algumas estratégias para liquidar as dívidas deve ser levada em consideração como, por exemplo, encontrar uma fonte de renda extra.

“Se a pessoa estiver inadimplente, sempre há espaço para negociação nos bancos e uma boa sugestão é consultar as opções disponíveis nos sites de proteção ao crédito. Para ajudar a colocar as contas em dia o ideal é buscar uma fonte de renda extra como, por exemplo, presentes personalizados, serviços, aulas particulares ou venda de doces. Há infinitas opções para levantar capital e, assim, iniciar as negociações com o banco”, destaca Veridiana.

Ainda de acordo com a especialista em finanças pessoais, além de encontrar uma fonte de renda extra, as famílias precisam fazer um planejamento financeiro e, principalmente, a reserva de emergência. “A reserva de emergência deve ser um valor de pelo menos seis vezes o custo de vida e investido em um local de fácil acesso e sem riscos. Deve ser destinada às situações de emergência, como acidentes, ajuda familiar, desemprego ou quitar uma dívida”, por exemplo.

Importância do planejador financeiro

Uma das carreiras em alta no mercado financeiro para 2021 é a do consultor financeiro, responsável por executar um planejamento completo sobre como o dinheiro deve ser utilizado, principalmente, a orientar sobre os passos na hora de quitar uma dívida. Através da plataforma Economia Diária, Veridiana oferece cursos completos de capacitação para outras pessoas que, assim como ela, são apaixonadas pelo universo financeiro e querem mudar de profissão.

De acordo com a educadora financeira, mais de 60 pessoas já se formaram por meio do exclusivo Método DPA – Consultoria Financeira. “Há um oceano azul de oportunidades no mercado e o curso profissionalizante que ofereço é o único e mais completo para consultores de finanças pessoais do mercado”, ressaltou Veridiana Lopes.

Com duração de dois meses, o curso de capacitação para novos consultores financeiros tem duração de dois meses e as inscrições podem ser feitos através do site www.metododpa.com.br.

Deixe uma resposta