Novas ferramentas de tomada de decisão baseadas em analíticos potencializam mercado de crédito

O crescimento do volume e da relevância dos dados na sociedade fez da área de Analytics uma das de maior importância na nova arena socioeconômica. No mercado de crédito essa realidade é evidente. 

Com a adoção dos analíticos, os birôs de crédito, que têm entre as suas funções o fornecimento de ferramentas de avaliação de crédito, ampliaram seu escopo de serviços e passaram a oferecer soluções de impacto também nos resultados finais das empresas. Assim, a área de Analytics, que agrega computação, tecnologia, matemática, estatística, ciência de dados e negócio, responde hoje por um dos maiores investimentos dos birôs em inovação. 

Por meio dos algoritmos, o Cadastro Positivo e a entrada de novas fontes de dados viabilizaram uma série de novas ferramentas de tomada de decisão, além da tradicional nota de crédito para pessoas físicas e jurídicas. Na avaliação de Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), essa evolução no mundo de Analytics permite aos clientes dos birôs e ao mercado de crédito nacional atingir novos patamares, reduzindo inadimplência e fraude, aumentando a transação e a volumetria das suas carteiras.

A tomada de decisão voltada à obtenção de resultado financeiro também é terreno fértil para a atuação dos birôs no cenário atual. Quando se fala em desenvolver inteligência para, por exemplo, ajudar os clientes a identificar quem é mais apto a fazer determinado investimento, essa é uma expansão da atividade do birô, que passa a fornecer nota (escore) para investimento. Também é possível criar escore para seguros ou para a propensão ao consumo de determinados produtos, iniciativa que contribui positivamente para o cenário econômico nacional. 

“Hoje, além da estrutura de microsserviços, temos novos relatórios, tudo disponibilizado em nuvem para os clientes, o que nos permite agregar em um mesmo relatório uma família toda nova de notas (escores), uma família toda nova de análises. Dessa forma, o modelo de negócio evolui, com Analytics trazendo uma nova dinâmica socioeconômica”, afirma Sfeir. 

Uma característica importante do mundo de Analytics, salienta o presidente da ANBC, é que ele evolui naturalmente e se adapta às novas realidades e às demandas do mercado. 

“Assim, nós encontramos novas aplicações e formas de fornecer inteligência ao processo de decisão dos nossos clientes, considerando o volume de dados e necessidade de rápida tomada de decisão”, conclui.

Deixe uma resposta