Ação do Centro Cultural Fetrans integra 19ª Semana Nacional dos Museus

O Centro Cultural Fetrans participa, mais uma vez, da Semana Nacional dos Museus. A 19ª edição do evento ocorrerá de 17 a 23 de maio, de forma virtual, com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe uma reflexão sobre como as ações de hoje podem projetar os museus no amanhã. Além disso, a SNM, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), busca analisar as transformações causadas pela pandemia na relação dos públicos com os museus.

A programação congrega atividades de museus e instituições culturais de todo o País. São palestras, exposições, ações educativas, minicursos, contações de histórias, saraus, seminários, festivais de vídeos, colóquios e até shows virtuais.

Com o objetivo de valorizar e promover as raízes da cultura nordestina dentro do evento, que é um dos mais importantes do calendário cultural brasileiro, a Fetrans irá realizar uma Oficina Virtual de Confecção de Cordel, com o poeta cearense Paulo de Tarso, hoje (20 de maio). A ação será voltada para os jovens aprendizes da unidade operacional do Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (Senat) de Fortaleza.

Paulo, que também é historiador e tem mais de 70 obras publicadas, apresentará a trajetória da literatura de cordel desde sua origem até os dias atuais e ensinará os princípios básicos da construção de um cordel: métrica, versos e o uso de estrofes. Na ocasião, os alunos terão o desafio de confeccionar um cordel com o tema “Transporte”. Toda a ação acontecerá por meio de plataforma online, sendo acompanhada por instrutores do Senat e do Centro Cultural Fetrans.

Deixe uma resposta