Dia da Biodiversidade: Embrapii promove R$ 90 milhões em projetos de bioinovação

Neste sábado, 22 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade, data que reforça a importância de um ecossistema equilibrado que preserve o meio ambiente e seus recursos naturais, sem deixar de lado o desenvolvimento econômico. Com o objetivo de oferecer soluções e novas possibilidades neste aspecto, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) incentiva e investe em projetos de Bioinovação de empresas brasileiras que contribuam na chamada “economia verde”.

Ao todo, a instituição já apoiou o desenvolvimento de mais de 70 projetos de 59 empresas com recursos não reembolsáveis e mão de obra qualificada dos pesquisadores que atuam nos principais institutos de pesquisa do país, integrantes da rede Embrapii. Um investimento total que alcança a marca de R$ 90 milhões.

Os projetos de bioinovação estão presentes em diferentes áreas da indústria nacional, como agronegócio, setor farmacêutico, têxtil e químico, por exemplo. Na área de saúde, pesquisadores da Unidade EMBRAPII – ISI Biomassa atenderam a demanda da empresa Soleá e desenvolveram um biosanitizante contra o vírus da Covid-19, produzido a partir do óleo de macaúba, palmeira nativa brasileira.

Outro exemplo é da indústria cosmética com a produção de novos corantes naturais a partir de microrganismos. A proposta dos pesquisadores da Unidade Embrapii – Embrapa Agroenergia, com o Grupo Boticário, foi a de utilizar fungos, bactérias e microalgas no processo de produção.

“A biodiversidade brasileira é uma das mais ricas no mundo, então precisamos saber utilizar nossos recursos naturais de maneira consciente, sustentável e competitiva para que possamos elevar o patamar de perspectivas tecnológicas do país, colocando-o em posição protagonista nas agendas da bioeconomia global”, afirma Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da Embrapii. “Acreditamos que a inovação é fundamental neste processo e a Embrapii contribui diretamente em soluções tecnológicas viabilizadas a partir da viabilização da parceria da indústria com o conhecimento tecnológico dos centros de pesquisa que compõem nossa rede de Unidades Embrapii.”

Parceria

Investir em tecnologias seguras e sustentáveis para explorar economicamente as riquezas naturais do país é estratégico para fortalecer a indústria nacional. Diante deste cenário, a Embrapii firmou acordo com a Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), entidade que reúne empresas que desenvolvem processos e produtos que utilizam organismos vivos e seus derivados em atividades de interesse econômico industrial. A proposta é incentivar a inovação em áreas com alto valor agregado, como os biocombustíveis avançados, bioquímicos, biomateriais, proteínas alternativas e bioinsumos.

ONU

O Dia Internacional da Biodiversidade, criado no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de maio de 1992, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação da diversidade biológica em todos os ecossistemas. Segundo a ONU, a degradação dos ecossistemas compromete o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas em todo o planeta. A data é uma homenagem ao dia da aprovação do texto final da Convenção da Diversidade Biológica, chamado “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”.

Deixe uma resposta