Luciana Lobo, titular da Seuma, participa de lançamento da 19ª edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar da Fetrans

Uma das mais tradicionais premiações do setor de transportes do Nordeste ganha nova roupagem em 2021. O Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA), realizado pela Federação dos Transportes (Fetrans), chega à sua 19ª edição e traz novidades. Mantendo o objetivo de celebrar as medidas das empresas de transporte de passageiros e cargas comprometidas com a redução dos gases tóxicos na atmosfera e com a conservação dos recursos naturais nos três estados onde atua a Federação – Ceará, Piauí e Maranhão -, o PMQA 2021 apresenta novos processos e critérios para a submissão e análise dos projetos socioambientais participantes. Além disso, a premiação está mais alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em que a reformulação prioriza a transversalidade das ações e o maior engajamento de todos os steakholders.

Essas e outras novidades foram anunciadas durante o webinar de apresentação do Edital 2021, que foi transmitido para as empresas do setor de transporte rodoviário de passageiros e cargas, sindicatos afiliados, unidades do Conselho Regional do Sest-Senat e parceiros. O encontro contou ainda com a participação da Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo, que compartilhou sua visão sobre sustentabilidade e a aplicação desse conceito em projetos acompanhados por ela durante sua trajetória como gestora pública. 

A reformulação e atualização do Prêmio têm a finalidade de atender às demandas sociais, ambientais e econômicas do País e é fruto de projeto elaborado em conjunto com a  Dialogus Consultoria.  Ao longo de 2021, várias ações direcionadas às empresas que se inscreverão no Prêmio estão previstas, com o objetivo de ajudá-las a expandir o conhecimento e a atuação na área de sustentabilidade e meio ambiente.

O Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar é uma ação realizada anualmente por meio do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte da Fetrans, o maior programa ambiental do transporte brasileiro, que trabalha, desde 2007, em prol do engajamento de empresas e trabalhadores do setor de transporte em ações que ajudem a melhorar a qualidade do meio ambiente das comunidades onde atuam.

Deixe uma resposta