Secitece promove seleção para monitores do projeto Ciência Itinerante

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) está recebendo inscrições para monitores do projeto Ciência Itinerante. Os selecionados deverão realizar experimentos em apresentações do ônibus-laboratório nos municípios, e ainda nos eventos virtuais do projeto, que leva conhecimento científico para crianças e jovens de todo o Estado. Acesse o edital e a ficha de inscrição clicando aqui.

Ao todo, serão selecionados 70 monitores para formação de cadastro de reserva. As vagas estão divididas entre as 14 macrorregiões cearenses, distribuídas entre oito áreas de conhecimento. As inscrições vão até o dia 15/6.

Detalhes da seleção

Poderão concorrer universitários, a partir do 5º semestre, e graduados nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; e Linguística, Letras e Artes

Os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição, enviar a documentação exigida e um projeto descritivo contendo informações sobre a pesquisa/experiência, além de um vídeo no qual apresenta o experimento. A comissão avaliará as inscrições com base nos seguintes quesitos: análise documental, incluindo experiência acadêmica e titulação; análise do projeto e análise do vídeo.

Os selecionados apresentarão experimentos científicos e/ou tecnológicos, em suas respectivas áreas, nos turnos da manhã e/ou da tarde. No momento, por conta da pandemia da Covid 19, as atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota – neste caso, os selecionados deverão participar da gravação da experiência em estúdio disponibilizado pela Secitece e debater com os alunos os resultados por meio de videoconferência.

O valor do auxílio financeiro pago para os monitores pelas apresentações será feito através de diárias no valor de R$ 200,60, custeado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), parceiro da Secitece no projeto.

Sobre o Ciência Itinerante

O projeto Ciência Itinerante é uma iniciativa do Governo do Ceará/Secitece que integra o Programa de Popularização da Ciência desenvolvido pela secretaria. É composto por um ônibus-laboratório especialmente projetado e por monitores que realizam demonstrações e experimentos nas mais diversas áreas do conhecimento. O projeto recebe apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Deixe uma resposta