Projeto Sesc Ativo abre inscrições para pessoas com deficiência 

Para promover saúde e qualidade de vida de forma acessível, o Projeto Sesc Ativo Núcleo Pessoa com Deficiência (PCD) abriu inscrições abertas novos participantes, com atividades recreativas, de força e psicomotricidade no formato online. O projeto é gratuito e acontece através de aplicativo de mensagens às terças, quintas e sábados com apanhamento e orientações dos professores do Sesc Fortaleza. 

Essa iniciativa tem como público-alvo pessoas com deficiência visual, auditiva, física, intelectual, surdez, cegueira, múltipla deficiência, Transtorno do Espectro Autista – (TEA), altas habilidades e superdotação. O serviço é disponibilizado para todas as gerações, a partir de três anos de idade, sendo trabalhadores do comércio e seus dependentes, alunos ou egressos da rede pública de ensino e/ou que possuem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

De acordo com Kassia Cibelle, professora de educação física do Sesc, as atividades são divididas em dois grandes grupos: psicomotor, que visa estimular aspectos como equilíbrio, coordenação motora, tonicidade, além de incentivar a relação com o ambiente e família a partir de atividades lúdicas; e neuromuscular, que busca melhorar a coordenação intramuscular e intermuscular, trabalhando resistência cardiorrespiratória e musculoesquelética, através de exercícios de força.  

Manter as ações e o contato entre alunos e professores, mesmo que à distância nesse período de pandemia, tem sido um dos principais benefícios para o bem-estar dos participantes, segundo Cibelle. “Percebe-se que as aulas proporcionam momentos de desafios e descontração dentro das casas dos alunos juntamente com suas famílias. Os alunos demonstram muita gratidão e felicidade ao relatar a presença das atividades online nesse cenário em que muitas famílias estão em isolamento social”, afirma 

Até março de 2020, o projeto contava com cerca de 300 participantes no formato presencial e, atualmente, tem 52 alunos matriculados nas aulas online. “O retorno dessas atividades presenciais está em fase de planejamento para que, de forma gradativa, os alunos possam estar conosco na unidade, seguindo todos os protocolos de segurança”, explica.  

Dessa forma, os interessados em fazer parte do Sesc Ativo Núcleo PCD podem realizar suas inscrições no formato remoto através do telefone (85) 3452-9021 ou pelo email dfesescfortaleza@sesc-ce.com.br, assim como também pode se matricular no setor de relacionamento com o cliente no Sesc Fortaleza, localizado na Rua Clarindo de Queiroz, 1740.  

Deixe uma resposta