Universitários participam hoje (8.6) do Projeto Visita Cidadã Guiada, do TCE-CE

O Tribunal de Contas do Estado Ceará, por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), realiza, nesta terça-feira (8/6), mais uma edição do Projeto Visita Cidadã Guiada, que proporciona a estudantes de instituições de ensino do Estado a oportunidade de conhecerem as ações do TCE de forma dinâmica e instrutiva. Pela primeira vez, o encontro será no formato virtual, por conta da pandemia de covid-19, pela ferramenta Google Meet, a partir das 18h30min.

Participarão do evento cerca de 70 alunos do 3º ao 5º semestre das disciplinas de Finanças e Contabilidade Pública, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará (Uece). “Mostraremos qual o papel institucional do Tribunal como órgão de controle externo responsável pelo acompanhamento e fiscalização das contas públicas dos 184 municípios e dos órgãos e entidades do Estado do Ceará”, destaca o coordenador geral e palestrante no evento, Juraci Muniz.

Durante a visita online, será realizada uma contextualização do papel inovador da Corte como órgão público que desenvolve tecnologias e procedimentos para atender à sociedade de forma ainda mais eficaz. “É fundamental esse processo de construção coletiva do órgão de controle, da instituição de ensino, que é o IPC, com a Academia. Eles representam uma parcela nobre de cidadãos que estarão no mercado de trabalho em breve”, pontua Muniz.

Além dos universitários, também estarão presentes no evento o Professor Dr. Samuel Leite Castelo, o Coordenador Prof. Paolo Giuseppe e o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Uece, Prof. Dr. José Joaquim Neto Cisne.

Projeto Visita Cidadã Guiada

O Projeto Visita Cidadã Guiada foi idealizado em 2012 pelo diretor-presidente do IPC, o conselheiro Alexandre Figueiredo, e visa receber alunos de diferentes graduações de universidades públicas e particulares, além de estudantes do Ensino Médio de todo o Ceará. No atual momento, as atividades presenciais estão suspensas por conta da pandemia.

Quando de forma presencial, os convidados são apresentados aos trabalhos desenvolvidos no Tribunal, no auditório do IPC, localizado em Fortaleza, e depois são levados ao Plenário da Corte onde podem visualizar, na prática, como são concluídos os trabalhos nos julgamentos e apreciações de processos. “Em razão da pandemia, a gente virtualizou diversas ações do TCE, entre elas, estaremos com a Visita Cidadã”, explica Juraci Muniz.

Mesmo em formato virtual, os estudantes podem ter esse contato próximo com os serviços desenvolvidos na Corte, corroborando com a difusão de conhecimento e tecnologias de inovação. “O Tribunal contribui por meio desse processo inovador de trazer para perto esse público tão seleto. A Escola de Contas do Tribunal, que já realiza cursos, eventos e seminários, evolui também nesse trabalho de aproximação”, conclui Muniz.

Escolas e Universidades interessadas em participar do Projeto podem agendar as visitas entrando em contato pelo telefone (85) 3488 5915 ou pelo e-mail ipc@tce.ce.gov.br.

Deixe uma resposta