Mentoria ensina como empreendedor deve estar preparado para sair da crise

A Razonet Contabilidade Digital está promovendo, em junho, mentoria gratuita para acelerar o processo de crescimento das empresas e ajudar o empreendedor a sair da crise.

Na última terça-feira, 8 de junho, Odivan Cargnin, cofundador da Razonet e CFO da Irani Papel e Celulose, abordou o tema: “Como sair da crise: impostos e outras contas atrasadas”.

“A primeira constatação é que as crises estão na rotina de empresas, governos e setores da economia. O importante é estar preparado. Vendo o que acontece no nosso país, o que fazer na crise? O empreendedorismo é tomar risco e temos que entender que isso vai passar, é preciso enfrentar. A condição financeira é secundária, primeiro é pensar no negócio. Nunca deixe de pagar salário, seus colaboradores devem estar engajados”, explica Odivan Cargnin.

Os principais passos para o momento da crise são:

  1. Reflita sobre sua estratégia – mercado permanece? Como adaptar o negócio para tirar proveito da crise? O que meus concorrentes estão fazendo?
  2. Elabore um planejamento simples, mas tenha em mente como pretende sair da crise. Colocar numa planilha de Excel como pretende sair da crise e no papel frases motivacionais e aproveite para reforçar suas convicções.
  3. Fala uma projeção de fluxo de caixa para cinco anos com um cenário realista e outro otimista.
  4. Ao fazer o planejamento planilhe as renegociações para ficar no azul, com bancos e fornecedores, parcelamentos de impostos (Refis, por exemplo). Tem que estar em ordem com a vida tributária para conseguir linhas de financiamento. Plano de negociação com credores serve para todos.
  5. Fluxo de Caixa, nos dois cenários, precisa mostrar que a empresa é viável.
  6. com essas ferramentas e convicção do negócio, parta para as renegociações.

Mas como fazer a renegociação? Odivan Cargnin, que tem experiência em negociações, aponta 10 sugestões:

  • passe credibilidade e confiança. Seja ético e transparente. Não tenha vergonha
  • procure ser proativo, entre na negociação com antecedência. Isso dará credibilidade e alavanca as negociações e “não deixa ninguém na mão”.
  • cumpra com o que combinou. Se algo der errado no meio do caminho, recombine com antecedência.
  • Parcelar e usar os incentivos dos impostos. É preciso conversar com o contador e ver as possibilidades para equalizar o fluxo de caixa.
  • Use o material que preparou sobre seu negócio para renegociar com o banco, que querem apoiar as empresas organizadas e empreendedores sérios, mesmo que seja uma empresa pequena. O importante é ter postura ética e proativa.
  • Estude as linhas de crédito, como o Pronampe.
  • Mantenha a calma. “Tudo vai passar, como tudo na vida.”
  • Foque no negócio, tenha disciplina e determinação. Passe confiança. Demonstre autoridade no que você faz.
  • Transparência e ética têm uma força incrível. Acredite, é um poder fundamental.
  • Toda crise é excelente oportunidade para se reinventar.

“Como estar preparado para as crises, foi um dos grandes aprendizados da minha vida. A crise vai vir, seja internacional, empresarial ou de governo. Nenhum economista previu a pandemia. Devemos estar preparados para a crise. Uma pequena empresa consegue fazer um planejamento estratégico mais fácil do que uma grande empresa, mas a essência é a mesma: seguir o propósito”, diz Cargnin.

Então, o processo é simples:

  • Tenha sempre um caixa mínimo para reserva de segurança de 3 a 5 meses de despesa.
  • Mantenha fluxo de caixa atualizado e com horizonte de dois anos.
  • Reflita sempre sobre sua estratégia de negócio e faça ajustes sempre que necessário.
  • O mercado é dinâmico e sempre tem concorrentes inovando. Não fique preso em dogmas do passado.

“Uma letra faz toda a diferença, saia da Crise e Crie. Empreendedor não pode ter vergonha de errar. Se precisar, mude de ideia e aposte na jornada com menos riscos com planejamento”, explica Odivan Cargnin.

A próxima mentoria será hoje (quinta, 10 de junho).

A Razonet, que elaborou o projeto de mentoria gratuita para o empreendedor sair da crise, manterá um whatsapp para tira-dúvidas no mês de junho. As inscrições estão abertas: https://razonet.com.br/campanha-empreendedores-na-crise

Deixe uma resposta