Circulytics: ferramenta online gratuita ajuda empresas a medir e melhorar seu desempenho na economia circular

Mais de 900 empresas de todo o mundo se inscreveram para avaliar seu desempenho na economia circular usando Circulytics, ferramenta da Fundação Ellen MacArthur lançada em 2020.

As empresas estão sob pressão crescente para ir além da simples medição do impacto em termos de receita, lucro e valor para o acionista. Cada vez mais, elas estão reconhecendo sua responsabilidade e poder de desempenhar um papel fundamental no enfrentamento de alguns dos desafios mais urgentes do mundo, como mudanças climáticas, perda de biodiversidade, resíduos e poluição. A economia circular oferece a essas empresas as ferramentas para cumprir tais objetivos, mas para tomar decisões estratégicas que levem aos melhores resultados, as empresas precisam ter acesso aos dados certos. Até o momento, no entanto, mensurar a circularidade de todo um negócio, não apenas seus fluxos de produtos e materiais, tem sido difícil. Isso pode retardar a adoção de práticas de economia circular e tem dificultado o aproveitamento completo das suas oportunidades pelas empresas.

“O Circulytics fornece os insights necessários para ajudar as empresas na tomada de decisões estratégicas, mensuração do desempenho de economia circular e acompanhamento do seu progresso em relação às metas. Essas percepções são vitais para as empresas que estão se voltando para a economia circular para cumprir seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e metas de mudança climática. Também permite que as empresas demonstrem como são circulares – ajudando a fornecer transparência para clientes e investidores, que estão cada vez mais dedicando recursos à atividade de economia circular e buscando ativamente investir em negócios que estão liderando o caminho”, afirma Luísa Santiago, líder para América Latina, Fundação Ellen MacArthur.

Empresas em todo o mundo já estão aplicando os insights de suas avaliações do Circulytics para informar decisões estratégicas:

“À medida que transitamos para uma forma circular de fazer negócios, estamos usando o Circulytics para ajudar na nossa tomada de decisão estratégica e garantir que nossas ambições de economia circular estejam alinhadas com nosso trabalho sobre resíduos e mudanças climáticas”. – Michael Goltzman, VP Global, Política, Sustentabilidade e Impacto Social, The Coca-Cola Company.

“O Circulytics é a ferramenta mais abrangente disponível quando se trata de medir o progresso em relação às metas, informar a estratégia e demonstrar desempenho para as partes interessadas e investidores”, Isabelle Gubelmann-Bonneau, Vice-presidente sênior de estratégia de sustentabilidade, líder de economia circular, Solvay.

“Acreditamos que o Circulytics é uma ferramenta abrangente para medir o desempenho da economia circular porque fornece uma imagem da empresa como um todo. Esta autoavaliação ajuda a levantar o véu sobre nossas práticas, demonstrando como empresas como a HP podem cumprir melhor nossa estratégia de economia circular, permitindo-nos assim acelerar nossa transição para uma economia circular de baixo carbono e, em última instância, um mundo sem desperdícios”, Ellen Jackowski – Diretora de Sustentabilidade e Impacto Social, HP.

O Circulytics foi desenvolvido com mais de 30 empresas da rede da Fundação e agora está disponível em inglês, português, espanhol e chinês. É gratuita, pode ser usada por qualquer empresa – independentemente do tamanho, setor ou região – e é vital para quem leva a sério a transição para uma forma circular de fazer negócios.

Como funciona o Circulytics

Qualquer empresa pode se inscrever para concluir uma avaliação do Circulytics gratuitamente. Uma vez admitidas, as empresas devem reunir dados relativos à aplicação da economia circular nas áreas-chave da sua atividade e preencher um formulário de avaliação. Depois que uma empresa envia seus dados, ela recebe um relatório com uma pontuação geral e percepções sobre os sucessos, bem como as oportunidades para adotar ou incorporar práticas de economia circular.

Os indicadores cobrem os seguintes temas:

  • Estratégia e planejamento
  • Pessoas e competências
  • Operações
  • Inovação
  • Envolvimento externo
  • Produtos e materiais
  • Serviços
  • Ativos imobilizados
  • Água
  • Energia
  • Finanças

Saiba mais sobre o Circulytics no link

Deixe uma resposta