Maratona do Escritor promove encontro para auxiliar os novos autores

De hoje (12, segunda-feira) a 15 de julho (quinta), na Maratona do Escritor, os participantes inscritos terão acesso aos bastidores do mercado do livro a partir da experiência de grandes profissionais da área.

Maior evento on-line gratuito para autores do Brasil, a Maratona reunirá especialistas de edição, marketing e venda de livros para desmistificar os processos que envolvem a publicação e divulgação de obras literárias.

Idealizado e organizado por Lilian Cardoso, especialista em marketing do livro do país, o evento que está em sua terceira edição contará com a participação de milhares de espectadores que poderão acompanhar os encontros no conforto de suas casas.

Lilian Cardoso, professora, jornalista e diretora da LC – Agência de Comunicação, a maior empresa da América Latina especializada na divulgação de livros, criou a Maratona do Escritor para ajudar os autores brasileiros a fazerem as melhores escolhas profissionais.

“Os autores precisam entender mais os processos de publicação para que possam fazer escolhas conscientes de como e onde publicar, quais as melhores estratégias de divulgação, além de utilizar melhor as ferramentas de marketing para monetizar o que escrevem”, explica.

No quarto e último dia da 3ª Maratona do Escritor (15/07), terá ainda um workshop para que os escritores presentes coloquem em prática os aprendizados do evento. As inscrições podem ser feitas gratuitamente neste link: https://bit.ly/maratonaescritor2021.

Veja a programação completa

12 de julho, 20h – Cabeça de editorComo produzir livros atraentes em todo e qualquer gênero literário?
Para começar, Lilian Cardoso conversa com a editora Renata Sturm, que já foi responsável por inúmeras publicações de uma das maiores empresas do mundo e editou de novos talentos a best-sellers. Além de contar tudo sobre os bastidores da publicação de livros no Brasil, ela revelará grandes sacadas para autores de ficção e não ficção.
Seguindo com o debate, Lilian conversa com Lielson Zeni, roteirista, crítico literário, pesquisador e editor de quadrinhos que compartilhará com você sua experiência e visão como leitor e editor da DarkSide Books – uma das casas editorais mais inovadoras do país. Para encerrar o primeiro dia da Maratona, Lilian Cardoso apresentará uma pesquisa exclusiva que ela e sua equipe fizeram com os mais respeitados editores do país.

13 de julho, 20h – Livro na livraria: ainda vale a pena?
Para responder esta e outras perguntas convidamos a gerente comercial da Rede Leitura, Daniella Zebral, e o diretor Comercial da Catavento Distribuidora de Livros, o Wendel Almeida. Estes profissionais que contam com anos de experiência na comercialização de obras literárias apresentarão um aspecto muito importante do mercado do livro para você que escreve: a visão do livreiro. Por que alguns títulos têm tanta exposição e outros ficam reduzidos a poucos exemplares? Qual é a quantidade que você precisa ter para que seu livro seja distribuído às principais livrarias do país? Ainda vale a pena apostar em livrarias físicas? O que você pode esperar das vendas nos espaços físicos do Brasil pós-pandemia?
Estas e outras dúvidas que afligem tanto os autores que publicam por editoras tradicionais como os que seguem de maneira independente serão respondidas neste 2º dia de Maratona!

14 de julho, 20h – Marketing do livro é o marketing do bemUm dos temas mais amados dos nossos eventos volta com tudo nesta terceira edição da Maratona do Escritor.
E para falar sobre como você, escritor, pode avançar no marketing, a realizadora deste evento, Lilian Cardoso, trará novas ferramentas para que você possa enxergá-lo como aliado e não mais como um bicho de sete cabeças. A convidada especial deste dia é a diretora de marketing e vendas da HarperCollins Brasil, a Daniela Kfuri!
Ela está pronta para compartilhar muitas dicas incríveis e revelar os segredos das campanhas de marketing que tornam livros produtos muito desejados, e, claro, como ela vê o papel do autor na construção de projetos literários admiráveis.

15 de julho, 20h – Workshop do livro e do autor nacionalA cereja do bolo! É assim que você descreverá o 4º dia da Maratona do Escritor. E por que o formato de workshop?! Em todos os eventos gratuitos organizados pela Lilian Cardoso, os autores já sabem que haverá muita entrega por parte dela e sua equipe.
Será uma avalanche de conteúdos e dicas práticas em relação ao que há de mais atual no mercado do livro e você não pode perder por nada este último dia! Você passará por todas as etapas, da grande ideia ao marketing do seu projeto literário.
Por isso, prepare-se para um encontro interativo que dará um novo rumo à sua carreira, seja você um iniciante ou com obras já publicadas. Neste dia, os convidados especiais serão os escritores inscritos! Participe com perguntas e comentários.

Deixe uma resposta