Documentário da TV Assembleia do Ceará é selecionado para festival em Portugal

Documentário da TV Assembleia é selecionado para festival em Portugal

O documentário “Boi Coração”, produção do Núcleo de Documentários da TV Assembleia do Ceará (canal 31.1 na rede aberta),  foi selecionado para a Marmostra – Marés Curtas, que será realizada em julho e agosto, em Portugal.

As exibições irão acontecer na Praia da Tocha, entre os dias 17 a 23 de julho; na Figueira da Foz, nos dias 7 e 8 de agosto; em Canelas, nos dias 21 e 22 de agosto, e na Praia de Mira, nos dias 17 e 18 de setembro. 

O documentário especial “Boi Coração” registra a Festa de Reis, que acontece todos os anos na localidade de Boa Água, em Quixadá, no dia seis de janeiro. A celebração é organizada pelo agricultor Francisco Ferreira Neres — o Chico Emília — há 26 anos.

A equipe do Núcleo de Documentários da TV Assembleia esteve em Boa Água por duas vezes, em 2020, para mostrar o reisado comandado por Chico Emília, considerado um artista popular do sertão.

Chico Emília é agricultor e mestre de reisado desde a adolescência. O “Reisado Boi Coração” é realizado desde 1993. Nessa época, Chico Emília recebeu de seus mestres Sitônio e Antônio Rufino a tarefa de perpetuar esse legado.

O dia 6 de janeiro é sagrado para os grupos de reisados, pois, segundo a tradição católica, a data marca a visita dos três reis magos ao recém-nascido menino Jesus.

“Boi Coração” tem roteiro de Marcelo Alves, produção de Marcelo Alves e Ana Célia de Oliveira, montagem de Vinicius Augusto Bozzo e imagens de Nilson Filho, Salomão Costa, Marcelo Alves e Daniel Cardoso. A direção geral é da coordenadora do Núcleo de Documentários da TV Assembleia do Ceará, Ângela Gurgel.

Deixe uma resposta