Benefícios do intercâmbio para a carreira profissional: conheça cinco vantagens

Quem não sonha em construir uma carreira sólida e tornar-se um profissional de sucesso na área em que escolheu? É fato que, a jornada até esse objetivo é longa e demanda alguns esforços. Sem dúvidas, os estudos abrem muitas portas e uni-lo à experiência de vida é ainda mais interessante para quem busca conquistar altos patamares! O intercâmbio se destaca quando o assunto é imersão. “Realizar um intercâmbio é ter a possibilidade de aprender muito na prática. Além de poder ampliar seus conhecimentos, o intercambista também tem a chance de aprender um segundo idioma da melhor maneira possível, convivendo com os nativos” – destaca Arleth Bandera, empresária e fundadora da Eagle Intercâmbio, primeira agência de intercâmbio sediada no Vale do Silício (Califórnia), com equipe 100% brasileira. 

Em outras palavras, além de trazer para vida profissional o conhecimento adquirido em outro país, o intercambista também pode voltar ao Brasil com o diferencial de falar com fluência um segundo idioma. “Isso sem dúvidas o ajudará a fazer negócios e interagir com estrangeiros de uma forma mais fácil e fluída, destacando-se num mercado que está cada vez mais competitivo” – comenta.

 Diferente de um curso de idiomas convencional, o intercâmbio se destaca pela imersão no idioma e cultura local. “Quando fazemos um curso no Brasil, ao cruzar os portões da escola precisamos voltar a falar Português. No exterior isso não acontece, você continua falando o idioma estudado na rua, além de conhecer comidas típicas, músicas e costumes diferentes do seu país de origem” – explica a executiva. Por isso, se você pensa em realizar um intercâmbio, mas ainda tem dúvidas relacionadas ao quanto ele ajudará na vida profissional, Arleth Bandera listou cinco vantagens para você se inspirar e começar a planejar a sua viagem agora mesmo!

DIFERENCIAL NO MERCADO

Realizar um programa de intercâmbio, além de promover a fluência em outro idioma, o que com certeza abrirá um leque imenso de oportunidades para você, também representa um diferencial enorme na sua carreira. “A sua visão de mundo, o seu poder de se desafiar e tantas outras coisas conquistadas nesse processo é algo que chama a atenção para empresa.” – destaca Arleth.

Se você quer sair na frente na disputa daquela vaga de emprego que tanto deseja, realizar um intercâmbio pode ser a chave! Uma das grandes vantagens de estudar um tempo fora é potencializar algumas habilidades pessoais e profissionais que, muitas vezes, você nem sabia que tinha. “E isso fica claro na hora de uma entrevista e na conversa com o recrutador. Além de estar mais seguro de si, você mostra que tem capacidade para analisar situações com clientes estrangeiros, conseguindo lidar com os acontecimentos de uma forma muito mais natural, por exemplo” – afirma.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Antes de toda mudança que o intercâmbio traz para a carreira, ele também pode modificar o intercambista enquanto pessoa. Quem estuda, trabalha ou simplesmente mora fora aprende a lidar com muitas situações. Ser mais pontual, independente, proativo, responsável e disciplinado são só algumas das características pessoais que serão amplamente desenvolvidas. “Encarar outra cultura e outras pessoas amplia sua visão para tratar com as adversidades e te prepara para receber problemas que possivelmente serão mais bem solucionados.” – completa a especialista.

O por quê? O fato de você passar um tempo maior por conta própria e tendo que lidar com situações novas na sua vida já ajuda bastante a melhorar pontos que antes eram mais fracos. No caso dos brasileiros, um dos quesitos que mais mudam depois de um intercâmbio é o valor da pontualidade. Em muitos países, isso é a regra número um.

CRIA UM NETWORKING INTERNACIONAL

É bem provável que você já tenha ouvido falar em networking, não é mesmo? Esse termo significa “rede de contatos”. Ou seja, são as pessoas com quem você desenvolve relações e que podem ajudá-lo a conquistar novas vagas de trabalho ou oportunidades profissionais. Imagine que você vai fazer um intercâmbio de 6 meses. Nesse tempo, a sua rede de amigos vai aumentar bastante — e com pessoas de todos os cantos do mundo. E se estiver fazendo um intercâmbio de ensino superior, como uma graduação, uma especialização, um mestrado ou um doutorado, uma coisa é certa: você fará amigos que serão importantes para o seu networking, de acordo com Arleth Bandera.

Não se esqueça de que conhecer profissionais é sempre bom, mas poder ampliar e potencializar isso para outros países é ainda melhor. Quem sabe daqui a algum tempo surge um convite para trabalhar no exterior? Ou você pode usar esse contato para aprimorar algum serviço dentro da empresa em que já trabalha? As possibilidades são inúmeras!

AUMENTA A BAGAGEM CULTURAL

Mais do que trazer diferenciais para o seu currículo e carreira, um intercâmbio será uma experiência de vida que você carregará para sempre, tanto pelo que aprendeu tecnicamente quanto pelos lugares que visitou e pelas pessoas que conheceu. “É muito bom ter uma vivência de mundo maior, conhecer tradições, hábitos e a cultura de um povo diferente. Isso deixa você mais aberto às diferenças, ao novo e ao desconhecido. E indo além, ter uma experiência com várias culturas melhora a forma como você vê o outro, ampliando a sua empatia com o próximo.” pontua Bandera.

Um dos reflexos disso na vida profissional é que você aceita outras visões e opiniões com mais facilidade. O que é muito bem-visto dentro do mundo corporativo, além de torná-lo um profissional mais dinâmico, tranquilo e com uma abertura maior na comunicação com os gestores e demais colegas de trabalho.

OPORTUNIDADE PARA CONQUISTAR CERTIFICADOS INTERNACIONAIS E DAR UM ‘UP’ NO CURRÍCULO

Ao realizar um intercâmbio, você poderá conquistar certificados internacionais. Isso porque pode aproveitar a estadia em outro país para fazer treinamentos e cursos específicos, que com certeza darão um up no seu currículo. De forma direta ou indiretamente, as conquistas que terá em seu intercâmbio valerão pontos em seu currículo profissional. “Não apenas por aprender um idioma ou por fazer uma graduação ou pós-graduação no exterior, mas também pela vivência como um todo, o que é bem valorizado no Brasil e em outros países. Pode ser determinante na hora de buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.” Complementa Arleth.

Além disso, você poderá destacar a experiência no exterior em seu currículo e redes sociais profissionais, como o LinkedIn. Certamente isso abrirá portas para você trilhar um belo futuro profissional.

Deixe uma resposta