Governo do Ceará apoia Fórum Harmônicas e reforça ações pela cultura e contra a #covid19

O Governo do Ceará patrocina a edição 2021 do Fórum Harmônicas Brasil. O apoio foi viabilizado pela edital 001.2021, da Secretaria da Casa Civil, medida do Estado para combater os efeitos danosos da pandemia da covid-9.

Essa será a segunda versão digital do Fórum, que se realiza presencialmente desde 2005. O evento será veiculado nos dias 21, 22, 23 e 24 de julho no canal www.youtube.com/forumharmonicas, com entrevistas com os músicos e arte-educadores Benê Chireia (PR), Little Will & Márcio Scialis (SP), que formam o Harmonica Duo, Márcio Abdo (SP) e Pablo Fagundes (DF).

O modelo de 2021 traz duas novidades: todos os episódios terão também formato de podcast, para apresentação na plataforma de áudios Spotify, e poderão ser acompanhados em módulos com cortes no Youtube.

O Fórum Harmônicas é um meio de valorização da música como patrimônio cultural, reconhecido na América Latina, com pautas da difusão ao compartilhamento de conhecimentos técnicos. A harmônica é um instrumento que se pronuncia em expressões populares, como jazz, blues, rock e gêneros de forró, também presente em manifestações eruditas em países distintos.

Em 2021, o Fórum Harmônicas Brasil recebe harmonicistas que abordarão temas como execução em diferentes estilos e formações, modelos do instrumento, conservação e manutenção, didática e formas de estudo. Além, claro, de apresentações de música de qualidade.

Nas versões mais recentes, o evento reuniu nomes como Diogo Farias (CE), Flávio Guimarães (RJ), José Staneck (RJ), Jehovah da Gaita (PE), Ivan Márcio (SP), Rodrigo Brasileiro (GO), Jefferson Gonçalves (RJ), Indiara Sfair (PR), Troupe da Gaita (PR), Andy Serrano (RS) e Rildo Hora, entre os brasileiros, e Peter Madcat Ruth e Rick Estrin (EUA), Wim Djikgraaff (Holanda) e Xime Monzon (Argentina), como atrações internacionais.

Este ano, as entrevistas serão conduzidas pelo músico André Reis e pelo jornalista e produtor Roberto Maciel.

Deixe uma resposta