ENEB 2021: maratona de empreendedorismo social conta com participação de empresa japonesa

Com o tema “A força da nossa gerAção”, o Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), realizado pela Enactus Brasil em parceria com a Sumitomo Chemical, acontece em formato virtual nesta semana, de hoje a quinta-feira próxima (20 a 22 de julho). A maratona reúne estudantes, professores e empresários engajados com o empreendedorismo social. 

O ENEB deste ano celebra o movimento e a sinergia do ambiente acadêmico com a comunidade para o desenvolvimento de soluções sustentáveis para problemas socioambientais 

Presente em 35 países, a Enactus é representada no Brasil por 3 mil estudantes universitários, distribuídos em 21 Estados e envolvidos em mais de 200 projetos sociais, cujo objetivo é promover impacto efetivo e duradouro em comunidades vulneráveis.  

Menos plástico na Amazônia

Na última edição, o time vencedor foi a Enactus Universidade Federal do Pará (UFPA), de Belém, fundadora do projeto Anamã. Visando interromper o fluxo de plástico nos rios urbanos da Amazônia, o time utiliza princípios da economia circular para implantar ecobarreiras de baixo custo, feitas com garrafa PET reciclada, em conjunto com comunidades em vulnerabilidade socioeconômica.

Após a consagração na etapa brasileira, o projeto alcançou o top 4 mundial na Enactus World Cup.

Para amplificar o impacto socioambiental dos times, a Sumitomo Chemical fomenta premiações especiais, como o Prêmio ODS, que reconhece os melhores projetos alinhados à Agenda 2030 de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, com foco no ODS 5 (Igualdade de Gênero) e ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima).

A companhia está presente em outras atividades da programação, como mesas redondas mediadas por especialistas, além da roda de conversa “GerAção da Mudança”, em que são discutidos temas diversificados ligados à tecnologia e a novas plataformas que podem ser incorporadas para melhorias nos âmbitos social, econômico e ambiental. 

Para mais informações sobre o evento, acesse o site enactus.org.br.

Deixe uma resposta