Entenda como se organizar e manter a produtividade no trabalho

Hoje, a produtividade é um dos pontos mais cobiçados no ambiente de trabalho, pois, a partir dela, o funcionário tem a capacidade de realizar o máximo de atividades com o mínimo de recursos possíveis, além de estar ligada diretamente com a qualidade de vida do colaborador. E, ao final do dia, o trabalho parece bem menos estressante e cansativo, sendo mais recompensador. Mas, para ser produtivo, há uma série de capacidades que o empregado precisa aperfeiçoar para manter uma rotina saudável de trabalho.

Entre elas, estão a concentração, organização e uma rotina a ser seguida. Seu tempo é valioso, então, sendo assim, o ideal é usá-lo com sabedoria. Ou seja, organize espaços de tempo para se dedicar às suas atividades, defina o tempo mínimo e máximo para realizá-las e mantenha o controle sobre isso. Além de concentração e organização, um ponto bem importante é o seu local de trabalho, que precisa ser adequado para realização das suas atividades.

“O ambiente de trabalho no qual o trabalhador está inserido com certeza é um dos fatores que mais contribui para manter a produtividade do empregado, uma vez que contar com um bom local para realizar suas atividades, torna a sua rotina mais fácil e prazerosa”,  afirma Matheus Oliveira, sócio-gerente de um coworking exclusivo para a advocacia aqui no Ceará. O que reforça essa ideia é um estudo divulgado em 2018 pela plataforma Coworking Brasil, que traçou um perfil dos profissionais que utilizam espaços compartilhados no país,  apontando que ter uma boa infraestrutura corporativa reflete na produtividade do trabalho, com 76,8% dos entrevistados afirmando que o rendimento melhorou ou melhorou muito. Matheus diz ainda que manter o foco nas atividades, limitar o uso das redes sociais enquanto trabalha e fazer pausas entre uma atividade e outra ajuda a manter o foco nas tarefas a serem realizadas.

Deixe uma resposta