A Coluna do Roberto Maciel (quinta-feira, 29.7): Era só o que faltava – você pode ter de rechear cofres de pastores e bispos

  • A estratégia de aproximação e fortalecimento político junto às bases de igrejas evangélicas, empreendida pela gestão de Jair Bolsonaro, cometeu mais uma. Ou está para cometer. Leva o jamegão do deputado Marcelo Brum (PSL-RS, na foto abaixo) proposta que prevê a criação de linhas de crédito com dinheiro do contribuinte para bancar pequenas igrejas. Você leu certo: o parlamentar, bolsonarista de primeira hora e com óbvias relações com igrejas, quer que instituições financeiras públicas federais, usando verbas do cidadão, paguem para que “pastores”, “bispos”, “apóstolos” e outros quetais estruturem suas máquinas de faturamento. Sob outro ângulo, isso tem o mesmo propósito de gesto do presidente da República, que indicou para vaga no Supremo Tribunal Federal um nome “terrivelmente evangélico” – o ex-ministro da Justiça e ex-advogado geral da União André Mendonça, um adulador clássico que elegeu a fé como argumento jurídico. Num Estado laico, isso é mais do que uma facada fale – é um tiro no peito.
Deputado Federal Marcelo Brum - Portal da Câmara dos Deputados

Pecado
O texto assinado por Marcelo Brum comete um pecado contra a transparência. Não informa com clareza o modo de financiamento pretendido, embora avise que pretende beneficiar “pequenas igrejas, de qualquer culto, inscritas no Cadastro Nacional na Pessoa Jurídica (CNPJ)”. O valor recebido por cada instituição dessas no ano-calendário anterior em doações e outras receitas deve ser inferior a R$ 4,8 milhões.

A culpa é da saúde
Brum alega que as restrições causadas pelas recomendações oficiais para se evitar a propagação da covid-19 causaram “expressiva retração nos dízimos”. Ou seja, se os evangelistas não estão faturando muito bem a culpa é das orientações sanitárias que impediram aglomerações. Diz o deputado bolsonarista: “É adequado e oportuno que existam linhas de crédito por parte das instituições financeiras públicas federais direcionadas às pequenas igrejas, que têm uma relevante função social a cumprir, de maneira a viabilizar sua existência inclusive para que, em breve, as obrigações assumidas sejam tempestivamente adimplidas”.

Trava
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), deu um nó nas frequentes articulações políticas da oposição que envolvem, de forma perigosa, as forças da segurança pública. Pois bem: ele assinou ordem de serviço para a construção do Complexo de Assistência Biopsicossocial, Odontológica e Laboratorial da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Com isso, começa a atender a uma reivindicação antiga de militares e famílias.

Atenção
Fala de Camilio: “A obra vai acolher e cuidar dos nossos profissionais de segurança pública com serviços odontológicos, de assistência social, e de apoio a todos da corporação, bombeiros e policiais militares do Ceará”.

Exemplos

Joana Limaverde canta o pai Ednardo em ocupação virtual do Teatro Carlos  Câmara – Sinal News


Está no ar o projeto Inspira Fecomércio, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará. A iniciativa visa a apresentar conceitos e casos inovadores, como exemplo para quem buscam transformar e melhorar negócios. O Inspira Fecomércio contemplará conteúdos exclusivos, a exemplo dos vídeos com cases de sucesso no Ceará, apresentados pela atriz Joana Limaverde (acima), que serão veiculados nos meios de comunicação e na Fecoplay, plataforma de streaming do Sistema Fecomércio. As histórias compartilham da ideia de que inovação não está ligada apenas à tecnologia em si, uma vez que ela reúne, acima de tudo, criatividade, sustentabilidade e propósito.

Coluna da Hora
O podcast da Coluna da Hora traz nesta semana live com o músico Jefferson Gonçalves. O gaitista carioca enfrenta de modo muito particular os desafios de resistir à pandemia. Ele e a família se mudaram do Rio de Janeiro para o litoral da Bahia. Todas as entrevistas da Coluna da Hora estão nas principais plataformas de áudio.

Você pode escolher os conteúdos e as plataformas:

BREAKER https://www.breaker.audio/coluna-da-hora-roberto-maciel

GOOGLE https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy81Nzk0NGNlMC9wb2RjYXN0L3Jzcw==

RADIOPUBLIC https://radiopublic.com/coluna-da-hora-roberto-maciel-G4OwnD

SPOTIFY https://open.spotify.com/show/7K2jicVkzRVoePNumXUTIw

Sua opinião é valiosa

Contato - Imprensa 24h


Os leitores têm canais abertos com o InvestNE e com a Coluna do Roberto Maciel. Nosso e-mail é portalinvestne@gmail.com e o número de WhatsApp é +55 85 99855 9789.

Deixe uma resposta