Nova campanha em Fortaleza alerta sobre os riscos de beber e dirigir

A Prefeitura de Fortaleza lançou nova campanha educativa para promover a segurança no trânsito e conscientizar condutores sobre os riscos de beber e dirigir. O objetivo é demonstrar que mesmo uma pequena dose de bebida alcoólica pode comprometer os reflexos e a concentração do condutor e levar acidentes de trânsito, inclusive com mortos e feridos.

Com veiculação na televisão até o dia 16 de agosto e nas redes sociais, o VT vai fazer uma relação entre todos os novos cuidados adotados desde o início da pandemia com os acidentes de trânsito. “Reforçaremos que, assim como é importante adotar medidas de prevenção ao coronavírus, também devemos respeitar as leis de trânsito e nunca beber e dirigir”, esclarece Juliana Coelho, superintendente da AMC.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o comportamento de beber e dirigir um dos principais fatores que mais causam acidentes com vítimas.

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostra que o álcool, além de comprometer as capacidades cognitivas, também reduz as chances de sobrevivência. Quanto mais a pessoa tiver bebido, maior sua chance de morrer; um mesmo impacto causa mais ferimentos numa pessoa que ingeriu álcool.

Reforço da Operação Lei Seca

Em paralelo, ações educativas e de fiscalização serão reforçadas na cidade. “Vamos intensificar nossa operação nas ruas ampliando as abordagens e testes de alcoolemia para que mais vidas sejam preservadas”, acrescenta a gestora.

Deixe uma resposta