Conheça as tendências de aprendizado corporativo para o Brasil

Mensalmente, a Udemy Business, marca de treinamento corporativo da Udemy, marketplace de ponta para aprendizado e ensino online, divulga o relatório Workplace Learning Trends, sobre as tendências de aprendizado para o mundo corporativo.

Para chegar a essas tendências, a Udemy Business analisa o consumo de cursos na sua plataforma por parte dos funcionários dos seus milhares de clientes corporativos – e identifica os temas de cursos (as habilidades) que mais cresceram em consumo, tanto mundialmente quanto por país.

No último trimestre, algumas habilidades se repetiram nas listas mensais para o Brasil. Foram elas: metodologia ágil e gestão de banco de dados. Ambas apareceram na parte do relatório para o país em abril e maio.

De acordo com Pilar Sanchez Albaladejo, instrutora de metodologia ágil e liderança na Udemy, neste momento, em que o gerenciamento de projetos está cada vez mais complexo devido aos ambientes de trabalho cada vez mais incertos, a metodologia ágil e, particularmente, o framework de gerenciamento de projetos Scrum têm ganhado força por serem adaptativos, interativos e flexíveis. “Os mercados estão mudando rapidamente e buscando novas tecnologias e novas tendências e a metodologia ágil acompanha isso”, afirma ela.

Já no relatório mais recente, o de junho, as habilidades mudaram. Em primeiro lugar entre os temas de cursos que mais cresceram entre maio e junho de 2021, está aprendizado de máquina. Em segundo lugar, Microsoft Power BI. E, em terceiro, liderança.

Para Pilar, para enfrentarmos cenários extremamente competitivos como o que vivemos atualmente, a forma como lideramos deve estar em constante evolução e a busca por melhorias deve ser permanente. “Por isso, liderança é uma habilidade muito buscada hoje”, diz ela.

Temas de cursos que mais cresceram em consumo no Brasil

AbrilMaioJunho
Comunicação: 230%Gestão de banco de dados: 197%Aprendizado de máquina: 191%
Metodologia ágil: 157%Metodologia ágil: 175%Microsoft Power BI: 105%
Gestão de banco de dados: 131%Framework de gerenciamento de projetos Scrum: 131%Liderança: 49%

Para mais informações sobre as tendências de aprendizado no trabalho, veja os relatórios completos aqui (abril/maio/junho).

Deixe uma resposta