“Energia para reconstruir o Brasil” é o tema da IX PlenaFUP

Começa hoje (quinta-feira, (12/8) a IX Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP) – PlenaFUP, que se estende até domingo (15/8) e será realizada em formato virtual. A solenidade de abertura terá início às 16h, com transmissão ao vivo nos canais da FUP no YouTube e no Facebook (veja mais informações abaixo).

O tema da IX PlenaFUP é “Energia para reconstruir o Brasil”. Além da crise econômica e sanitária sem precedentes provocada pela pandemia de Covid-19, que no Brasil é potencializada pelo projeto fascista e ultraliberal do atual governo e de seus aliados, petroleiros e petroleiras enfrentam o maior desmonte da história do Sistema Petrobrás, cuja privatização avança a passos largos. Por isso, um dos principais objetivos da plenária será construir ações estratégicas para que a empresa volte a ser indutora do desenvolvimento nacional.

“A PlenaFUP terá debates fundamentais, tanto nas mesas temáticas quanto nos grupos de trabalho. O desafio dos petroleiros e das petroleiras é discutir formas de organização para o enfrentamento ao fascismo e uma agenda de construção de propostas para o Brasil que queremos e uma Petrobrás protagonista destas mudanças”, explica o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar.

No momento em que o país vive nova crise de energia e a ameaça de um apagão elétrico 20 anos após o racionamento de 2001, e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mostra que a situação climática do planeta é ainda mais crítica do que se pensava, os trabalhadores e as trabalhadoras da Petrobrás vão também debater a urgência da transição energética.

Em particular, a categoria irá avaliar o movimento da gestão da Petrobrás de saída das fontes renováveis de energia, na contramão das grandes petroleiras do mundo, e discutir parâmetros para a transição justa – que considera a requalificação e a realocação da mão-de-obra hoje envolvida na exploração e produção de energéticos de origem fóssil, como o petróleo.

A IX PlenaFUP contará com a participação de cerca de 150 petroleiros e petroleiras, eleitos nos congressos regionais realizados pelos Sindicatos dos Petroleiros (Sindipetros) filiados. A plenária é realizada anualmente, no intervalo entre os Congressos da FUP (Confup), que acontecem a cada três anos.

LIVROS: OPERAÇÃO LAVA-JATO E PETRÓLEO NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Na sexta (13/8), a partir das 18h, será lançado o livro “Operação Lava-Jato: Crime, Devastação Econômica e Perseguição Política”. A publicação traz elementos para compreender a operação, que, de uma investigação para desmontar os planos de corrupção e lavagem de dinheiro que envolviam a Petrobrás, transformou-se numa operação política midiático-judicial, com graves consequências políticas e econômicas para o país, como a perda de 3,5 milhões de empregos entre 2014 e 2017.

O lançamento do livro contará com um debate, transmitido ao vivo nos canais da FUP no YouTube e no Facebook, com a presença de Fausto Augusto Júnior, coordenador técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e um dos organizadores do livro; Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP; Claudio da Silva Gomes, presidente da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (CONTICOM), e Edson Carlos Rocha da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói/RJ e coordenador do Setor Naval da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT).

No sábado (14/8), a partir das 16h, em comemoração aos três anos de fundação do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), será promovido o painel “Ineep: Três anos transformando energia em conhecimento”, também com transmissão simultânea nos canais da FUP no YouTube e Facebook.

O painel vai reunir o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar; os diretores técnicos do Ineep Rodrigo Leão e William Nozaki; a diretora da FUP e diretora política do Ineep, Fátima Viana; e o ex-coordenador geral da FUP, idealizador do Ineep e atual diretor do Sindipetro-NF, José Maria Rangel

Ao final do debate, será lançado o livro do Ineep “Economia política dos hidrocarbonetos: Entre a pandemia e a transição energética”, com os pesquisadores William Nozaki, Rafael Rodrigues da Costa e Isadora Caminha Coutinho.

Deixe uma resposta