Artes visuais abordam a importância do cotidiano na programação virtual do CCBNB

Mostrar a importância do cotidiano, ilustrando a singularidade de momentos corriqueiros que, por vezes, se esvaem sem serem apreciados. Este é o principal objetivo do projeto Cotidiano, que traz trabalhos desenvolvidos a partir de materiais coletados na vila de Igatu, Bahia, coração da Chapada Diamantina, região onde reside o artista baiano Felipe Almeida “Alaido”. O projeto poderá ser apreciado hoje (sábado, 14.8), no canal do Centro Cultural Banco do Nordeste no YouTube, a partir das 20h.

Felipe se debruçou em referências da região para representar, de forma lúdica, momentos vistos e vividos durante suas vivências. Ele é artista visual e ilustrador baiano, e vem explorando nas ruas a sua criatividade, representando com seu estilo monocromático toda cultura e características marcantes das regiões por onde passa.

O artista tem como referências momentos do cotidiano, a essência da cultura negra nordestina e a sua ligação com elementos da natureza. Com a simplicidade dos traços, dialoga com o imaginário popular, provocando reflexões e reações que alimentam a criatividade, deixando impressões em forma de arte nos espaços urbanos ociosos. Participou de festivais nacionais e internacionais de arte de rua, bem como exposições individuais e coletivas na Bahia, Espirito Santo, São Paulo e Paraíba.

Projeto Merchandising

Outro projeto de artes visuais também integra a programação virtual do CCBNB nesta semana, mais precisamente na quinta-feira, 12, às 20h. É o Projeto Merchandising, do cearense Lívio do Sertão. Trata-se da realização de uma intervenção de rua com lambe-lambe.

“Vemos como importante a retomada gradual de ações de rua, que não gerem aglomerações ou riscos de contaminação por covid-19. Todavia reconhecemos a necessidade de voltar a intervir nas ruas, pois entendemos que muita gente não tem acesso as ações culturais realizadas virtualmente, seja por falta de internet, dispositivos para acessá-las ou seja por falta de informação”, explica o artista Lívio.

De quinta a domingo, a programação virtual do CCBNB traz atividades gratuitas e de qualidade, nas diversas linguagens artísticas, sempre no seu canal no YouTube. Confira a programação completa desta semana:

Dia 12, quinta-feira
Criança e Arte – Oficina
16h – Animais Secretos
Cinema – Curtas
18h – Contos urbanos – Episódio Caio
Artes Visuais – Exposições
20h – Projeto Merchandising

Dia 13, sexta-feira
Cinema – Longametragem
16h – Sétima: A revista de cinema do Cariri em 43 edições
Música Instrumental
18h – Tyranosound Eperience
Literatura
20h – Raquel de Queiroz – Narrativas de uma vida
Artes Cênicas – Teatro
21h – O bode quer

Dia 14, sábado
História Passo a Passo
14h – Álbum de Figurinhas – Fortaleza a pé – Templos religiosos
Criança e Arte – Contação de Histórias
16h – Bem me quer? Mal me quer?
Música Vocal
17h – Show Entre Nós
Música Instrumental
18h – Oigá
Artes Visuais – Exposições
20h – Cotidiano

Dia 15, domingo
Troca de Ideias
16h – Do figurino à direção: corpo, performance e arte-vida no cinema documental de Caroline Oliveira
Música Vocal
17h – Show de Calé Alencar
Artes Cênicas – Teatro
18h – Oh! Terrinha Boa
Música Vocal
19h – Show Marília Lima
Literatura
20h – Fabulário: Essa foi no tempo da onça!

Deixe uma resposta