Especialistas avaliam universalização do saneamento e oportunidades de negócios

O Fórum de Infraestrutura Grandes Construções reunirá nesta quinta-feira, 19 de agosto, a partir das 15 horas, oito especialistas para avaliar como as empresas podem aproveitar as oportunidades geradas pelo Marco Legal do Saneamento, bem como analisar os principais desafios a serem enfrentados pela cadeia produtiva com as metas de universalização do fornecimento de serviços do abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial.

Uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) e realização da Revista Grandes Construções, o evento online, cujo tema central é “Saneamento – Desafios da Universalização”, conta com uma programação abrangente, focada em dois subtemas: mercado e tecnologia.

Na primeira parte, Álvaro José Menezes da Costa, diretor nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), ressaltará a potencial do saneamento ambiental e as oportunidades no segmento. Na sequência, o economista Gesner Oliveira, sócio-diretor da GO Associados e coordenador do Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da Fundação Getulio Vargas, fornecerá um panorama atual e as perspectivas do setor, além de examinar o marco legal do ponto de vista econômico para geração de novos negócios no período de transição.

Logo após, acontece o primeiro debate, com a participação do engenheiro sanitarista Eduardo Pacheco, diretor técnico do portal Tratamento de Água, do engenheiro sanitarista João Rosa, sócio-fundador da Acqua Expert e consultor do Movimento BW, e do engenheiro Silvimar Fernandes Reis, vice-presidente da Sobratema, que proferirão suas considerações sobre o mercado.

Já na segunda parte, Edson Peev, engenheiro sênior da Herrenknecht, falará sobre tecnologias não destrutivas direcionadas ao saneamento; Federico Lagreca, CEO  da Suez, mostrará as novas soluções tecnológicas aplicadas no setor; e Wagner Oliveira de Carvalho, líder do programa Infra Inteligente da Aegea, detalhará os procedimentos e os benefícios da implantação do Building Information Modeling (BIM) no ciclo de vida dos ativos da área.

Após as apresentações, os especialistas debatedores trarão suas opiniões sobre como as tecnologias podem contribuir para melhorar a produtividade e a eficiência na oferta de serviços nesse campo de atuação, que é essencial para a qualidade de vida e para a saúde das pessoas.

A abertura do Fórum de Infraestrutura Grandes Construções será feita pelo engenheiro Afonso Mamede, presidente da Sobratema, seguida pela mensagem de Rolf Pickert, diretor geral da Messe Muenchen do Brasil. O evento online conta com o patrocínio da Aegea, Itubombas e Suez, e é direcionado para executivos, consultores, administradores, economistas, engenheiros, diretores, gerentes e profissionais atuantes nos setores de saneamento, infraestrutura, construção e equipamentos.

Deixe uma resposta