Prêmio ABII 2021 encerra inscrições nesta sexta-feira

Se a sua empresa fornece soluções ou está sendo transformada pela indústria 4.0 você ainda pode participar do Prêmio ABII 2021 inscrevendo seu case até hoje (3 de setembro). O prêmio é realizado pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) e reconhecido nacionalmente por destacar projetos que desenvolvem ou utilizam as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. Em sua 4ª edição, funciona como um palco para as empresas mostrarem seus projetos ao mercado.

Neste ano, a novidade é que o prêmio é aberto para qualquer empresa interessada em participar. E mesmo as empresas que apresentaram seus cases na primeira rodada de inscrições e não foram classificadas podem reapresentar os mesmos cases com ajustes ou novos cases na segunda rodada. É uma nova oportunidade para todos! A grande final, com apresentação dos finalistas, ocorre no dia 27 de outubro. Nas etapas classificatórias haverá um time de jurados internos e na etapa final, o time de jurados será externo.

Os jurados da primeira rodada foram José Rizzo Hahn Filho, presidente da ABII e diretor da Pollux Part of Accenture; Luís Gonzaga Trabasso, vice-presidente da ABII e pesquisador chefe do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser de Joinville e professor da divisão de engenharia mecânica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); e Marcelo Gramigna, diretor da ABII e Product Manager do segmento manufatura da TOTVS. Todas as etapas do Prêmio ABII 2021 estão sendo realizadas de forma online.

“O prêmio vem a cada ano se consolidando e se firmando como referência em cases que mostram como a transformação digital vem mudando os negócios e gerando novas oportunidades. As experiências destas empresas podem inspirar novas oportunidades também para o seu negócio”, destaca Fabrício Petrassem Sousa, líder do GT Negócios da ABII, que organiza o Prêmio neste ano.

Hedro, I3C e Erzinger são empresas que garantiram as primeiras vagas na final do Prêmio com os projetos “Predição de falhas no processo de laminação com monitoramento de dados em tempo real”; Soluções aplicadas na Transformação Digital de uma Industria de Alimentos”; e “Solução em linha contínua de pré-tratamento e pintura com realidade aumentada”, respectivamente. A escolha ocorreu em uma live no dia 4 de agosto em que os projetos selecionados na primeira rodada foram apresentados ao público e ao time de jurados.

A 1ª edição do Prêmio ABII foi realizada no ano de 2017 e teve a Embraco (hoje Nidec) como vencedora com o case “diili ‐ plataforma de serviços para refrigeração comercial, através da aplicação de IoT”. A 2ª edição, em 2019, teve a Pollux como vencedora com o projeto “Linha de e-commerce para preparação de pedidos customizados” (desenvolvido para a Dolce Gusto/Nestlé). A 3ª edição, em 2020, também teve a Pollux como vencedora com o projeto “Logística 4.0” (desenvolvido para a tinturaria Florisa). No ano de 2018 foi realizado um desafio que substituiu o prêmio, utilizando um modelo de formação de times compostos por diferentes empresas associadas.

Critérios de avaliação do prêmio

1- Facilidade de aplicabilidade no mercado; 

2- Se gerou novo negócio para empresa ou mercado; 

3- Quantidade tecnologias impulsionadoras para a indústria 4.0 utilizadas; 

4- Pilares da IIoT ou indústria 4.0 atendidos; 

5- Amplitude de atendimento para empresa ou sociedade; 

6- Escalabilidade; 

7- Clara definição do problema vigente que precisa ser ou foi resolvido; 

8- Indicadores de resultado, como foi validada a solução, quais os resultados mensurados e ganhos competitivos; 

9- Case aplicado no Brasil ou desenvolvido por unidade do Brasil; 

10- Grau de inovação.

Deixe uma resposta