Codevasf lança painel e publicações com dados e informações sobre área de atuação

A Codevasf lançou neste mês um painel de dados e indicadores consolidados dos municípios que integram sua área de atuação. A Empresa também deu início à publicação de Cadernos de Caracterização das unidades da federação em que atua; as publicações consolidam informações geográficas e sobre potencialidades, perspectivas e desafios relacionados ao desenvolvimento das regiões.

O painel e as publicações estão disponíveis para consulta pública e deverão auxiliar profissionais da Companhia em atividades de planejamento e avaliação de projetos de desenvolvimento regional. O painel permite consulta a mapas dinâmicos e reúne dados de instituições diversas associados a Produto Interno Bruto Municipal (PIB-M), Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), Índice de Theil, Coeficiente de Gini, Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

Os Cadernos de Caracterização, por sua vez, apresentam dados e informações consolidadas sobre as 16 unidades da federação em que a Codevasf opera. As publicações referentes aos estados de Goiás e do Tocantins já estão disponíveis; as demais estão em processo de elaboração. Os documentos examinam as regiões em seus aspectos naturais, como relevo, recursos hídricos, solos e vegetação, e em aspectos socioeconômicos, que incluem tópicos de infraestrutura — urbana, de transportes, hídrica e de revitalização de bacias hidrográficas, entre outras. 

“Precisamos ter a percepção territorial de cada área em que a Codevasf atua, com suas características, potencialidades, perspectivas e desafios. O Painel e os Cadernos devem contribuir para a escolha da melhor intervenção a ser feita pela Codevasf em cada território”, afirma o gerente-executivo da Área de Gestão Estratégica da Codevasf, Walter Uchôa. 

Desde a promulgação da Lei nº 14.053, de 8 de setembro de 2020, a área de atuação da Codevasf abrange 36,6% do território nacional. Essa área abriga 2.675 municípios, dos quais 47% possuem baixo IDH. Os municípios estão situados em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal.  

Acesso ao painel e aos Cadernos de Caracterização 

O painel de dados e indicadores elaborado pela Codevasf pode ser acessado pelo seguinte endereço — https://bit.ly/37KVDlN. Os Cadernos de Caracterização dos estados de Goiás e do Tocantins, por sua vez, estão disponíveis para consulta no endereço a seguir (as publicações dos demais estados serão disponibilizadas gradualmente no mesmo espaço) — https://bit.ly/2XzC5z7. A Companhia também possui uma apresentação interativa que consolida informações sobre área de atuação, evolução territorial e abordagem estratégica da instituição, entre outras — https://bit.ly/36MivB1

Deixe uma resposta