Fortaleza tem programação na semana de luta da pessoa com deficiência

A Prefeitura de Fortaleza promove de hoje a sábado (25.9) uma série de atividades voltadas para a temática da Luta da Pessoa com Deficiência, cuja data referencial será amanhã (21 de setembro, terça-feira). A ação é articulada pela Coordenadoria Especial da Pessoa com Deficiência (Copedef), vinculada à Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).

A programação tem início com a primeira aula do curso gratuito de formação básica em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para servidores municipais, na segunda-feira (20/09). Com 40 vagas, a iniciativa tem como objetivo de promover a inclusão social das pessoas com deficiência auditiva que precisem dos serviços da Prefeitura. Sendo assim, a abordagem das aulas será para a comunicação cotidiana. O curso será ministrado por Cristiane Menezes, intérprete e professora de Libras e seguirá até o final do mês de dezembro. Ao final, os participantes receberão certificação.

Na terça-feira (21/09), às 14 horas, será realizada uma live com o tema “Violência contra a Mulher com Deficiência”, que contará com a participação de Maria da Penha. Mediada pelo coordenador Especial da Pessoa com Deficiência, Emerson Damasceno, a atividade contará ainda com a participação do titular da SDHDS, Cláudio Pinho, e da coordenadora Especial de Políticas Públicas para Mulheres, Cristhina Brasil.

Na agenda de quarta-feira (22/09), às 9h, uma live sobre “Os Avanços da Educação Inclusiva na cidade de Fortaleza”, que contará com a parceria da Secretaria Municipal da Educação (SME). Os dois eventos utilizarão a plataforma Meet.

Na sexta-feira (24/09), como ação educativa, haverá uma blitz para fiscalizar o respeito às vagas para pessoas com deficiência em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Encerrando a semana, no sábado (25/09), às 9 horas, no entorno do Praia Acessível, na Praia de Iracema, haverá o lançamento dos projetos Rota Acessível e Bike sem Barreiras, em parceria com a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) e com AMC.

20/09 (segunda-feira) – primeira aula do curso presencial em básico de Libras para servidores da Prefeitura de Fortaleza
Horário: 8h
Local: Auditório SDHDS (Rua Padre Pedro Alencar, 2230 – Messejana)

21/09 (terça-feira) – live com o tema: “Violência contra a Mulher com Deficiência”
Mediação: Emerson Damasceno, coordenador especial da pessoa com deficiência. Convidados: Maria da Penha, Cristhina Brasil e Claudio Pinho
Horário: 14h
*Evento será transmitido pela plataforma Meet

22/09 (quarta-feira) – live com o tema “Os Avanços da Educação Inclusiva na cidade de Fortaleza”
Mediação: Emerson Damasceno, coordenador especial da pessoa com eficiência. Convidada: secretária da Educação, Dalila Saldanha.
Horário: 9h
*Evento será transmitido pela plataforma Meet

24/09 (sexta-feira) – blitz de fiscalização, em parceria com a AMC, de vagas para pessoas com deficiência em diferentes pontos da Cidade

25/09 (sábado) – lançamento dos projetos Rota Acessível e Bike sem Barreiras
Horário: 9h
Local: Praia Acessível (Praia de Iracema em frente ao Hotel Sonata)

Deixe uma resposta