Netcom terá competição entre profissionais do segmento de fibra óptica

Posted on Updated on

Além das novidades apresentadas pelos expositores e palestras sobre temas atuais relacionados ao setor de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, quem visitar a Netcom 2019, de 27 a 29 de Agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, terá a oportunidade de conhecer a FiberSkills, competição entre profissionais de redes e telecomunicações em que o vencedor é aquele que cumpre as tarefas especificadas para instalação de redes de fibra óptica em menor tempo e com a máxima perfeição. Desenvolvido pela empresa Lancore, o sistema teve como base a WorldSkills, competição internacional na área de tecnologia. O objetivo da FiberSkills é se tornar referência na qualidade profissional, mais uma etapa no treinamento de pessoas que atuam na área.

“A ideia é fazer com que os profissionais melhorem suas técnicas. Definimos um diagrama de atividades como, por exemplo, montar uma caixa de terminais, fazer ativação de um cliente, entre outras, e os participantes têm de cumprir as etapas de acordo com as normas internacionais e no menor tempo possível. Tudo é minuciosamente planejado de modo a reproduzir aplicações, situações, problemáticas e soluções o mais próximo possível da realidade cotidiana das empresas de telecomunicações”, explica Carlos Harley Fernandes Leão, coordenador de cursos da Lancore.

A empresa já treinou mais de 3 mil profissionais e o sistema FiberSkills tem feito tanto sucesso que será exportado para outros países. As apresentações feitas durante a Netcom serão acompanhadas por Hugo Enrique Sarmiento Osorio, diretor de Projetos FTTH, da empresa Sintelco S.A.S, sediada na Colômbia. “Vou acompanhar o evento porque serei o responsável em levar a ideia para o meu país. Minha expectativa é boa porque é um modelo que possibilita verificar se as técnicas são aplicadas dentro dos critérios estabelecidos. É uma competição importante”, afirma o colombiano.

De acordo com Carlos Harley, as competições de FiberSkills ocorrerão durante os três dias da Netcom. Participarão funcionários das empresas FIT Telecom, Procisa e Skills Telecom todas de São Paulo, e Ávato, do Rio Grande do Sul. As apresentações ocorrerão em uma  área de 120 m², com espaço adequado para o público que poderá acompanhar. “Acredito que a competição FiberSkills durante  a Netcom será a melhor de todos os tempos”, finaliza Harley.

NETCOM 2019 – As redes de comunicação se tornaram necessidades primordiais, sejam elas no mercado corporativo ou para utilização pessoal. Essa transformação digital envolve uma mudança de estrutura, na qual a tecnologia tem um papel fundamental. Por consequência disso, o mercado vive diariamente a necessidade de aprimoramento constante nos setores de Telecom e Tecnologia da informação (TI). A NETCOM 2019 tem o intuito de promover a interação entre os profissionais que atuam nesse setor e as novidades recém-chegadas ao mercado.

Considerado um dos principais pontos de encontro e troca de conhecimento do setor, o evento vai reunir empresários, profissionais, acadêmicos e representantes do poder público para discutir tendências, realizar negócios e trocar conhecimentos sobre o desenvolvimento destes mercados. Em paralelo à feira, também será realizado um congresso com programação voltada às necessidades concretas dos profissionais de redes e telecom.

Serão apresentadas, ao longo dos três dias de evento, sessões simultâneas com trabalhos, palestras e painéis, além de orientação técnica, apresentação de soluções como no Workshop sobre compartilhamento de postes, normas e perspectiva de tecnologias, estudo de casos sobre fibra óptica, cabeamento, wireless, data center, comunicação unificada, segurança, IPTV, circuito fechado de televisão (CFTV), infraestrutura para data centers, redes locais e metropolitanas, voz sobre IP (VoIP), interligação de LANs e WANs, redes ethernet industriais e proteção elétrica.

Além disso, temas como IoT – Internet das Coisas, cidades inteligentes e indústria 4.0 terão destaque durante todo o evento. Internet e conectividade são hoje temas de grande relevância. Quando se fala de indústria 4.0 e Internet das Coisas, em que dados estarão interligados e serão compartilhados de forma maciça, formando novos sistemas de negócios, de organizações, cidades, etc, o bom funcionamento desses sistemas integrados e a segurança desses dados são pontos fundamentais para todo esse processo.

Deixe uma resposta