Sessão no Senado celebra 50 anos da Associação Brasileira de Desenvolvimento

Posted on Updated on

O senador Antônio Anastasia (PSD/MG) é o proponente da Sessão Especial em comemoração aos 50 anos da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), que ocorre no Senado Federal, em Brasília, nesta segunda-feira (09), às 10h. Entre os participantes da celebração estarão o ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Gustavo Canuto, representantes de organismos multilaterais, além senadores e representantes de bancos de fomento de todas as regiões do país.

 “A ABDE tem uma representatividade muito significativa. Conhecemos a fundo as realidades presentes em todas as regiões, desde capitais até os rincões mais distantes do Brasil. Esta expertise é extremamente importante para auxiliar na elaboração e execução de políticas de desenvolvimento por meio do fomento em locais onde certas ações não chegam.”, afirma o presidente da ABDE, Perpétuo Cajazeiras.

Durante a solenidade,  haverá, ainda, a entrega do Prêmio ABDE-BID 2019 de artigos. Na 6º edição, a premiação contempla as categorias Desenvolvimento em Debate, Inovação Financeira: Finanças verdes, Fintechs e PPPs, e Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito. Os ganhadores de cada uma das três categorias receberão prêmios de R$ 8 mil e os segundos colocados, de R$ 4 mil, além da publicação dos trabalhos na revista Rumos, produzida pela ABDE.

Homenagem

O fundador e ex-presidente da Associação, o advogado e consultor Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz, será homenageado durante a sessão especial. Formado em Direito pela Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 1954, o paraibano foi assistente no Ministério da Viação e Obras Públicas entre 1953 e 1956, nos governos dos presidentes da República Getúlio Vargas e Café Filho. Na década de 1960, foi diretor-secretário do jornal Correio Braziliense, publicação do grupo Diários dos Associados, empresa de Assis Chateaubriand, parente de Hindemburgo.

A ABDE – A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) reúne as Instituições Financeiras de Desenvolvimento presentes em todo o país – bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por unidades da Federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, agências de fomento –, além da Finep e do Sebrae. Essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF). A ABDE define estratégias e executa ações promotoras do SNF, tendo como meta constante o aprimoramento da atuação de seus associados, para que essas instituições financiem com eficiência o desenvolvimento brasileiro.

Deixe uma resposta