Dicas para ter um home office funcional

Posted on Updated on

A vida moderna, conectada e agitada, além dos problemas da mobilidade urbana, fez crescer a prática de home office no mercado de trabalho. Porém hoje, com os últimos acontecimentos, nunca se fez tão urgente ter em casa um espaço dedicado ao trabalho.

Levar a rotina profissional para dentro de casa pode ser uma tarefa relativamente fácil, mas requer um espaço que estimule a concentração e produtividade. Por isso, o arquiteto Marcelo Rosset dá quatro dicas para quem está pensando transformar um cômodo de casa em escritório. Confira:

Primeiro passo

Quando se pensa em montar um home office é necessário ter em mente o tipo de trabalho que a pessoa irá exercer naquele espaço e quais equipamentos serão necessários para atender a atividade e, então, projetar o ambiente.

Cor x material

Não existe regra, mas cores neutras auxiliam na iluminação, levando maior conforto visual, além de, também, permitirem pequenas combinações de cores, que evocam sensações de concentração, imaginação e criatividade, por exemplo. Para os mobiliários, o ideal é investir em materiais duráveis, como o couro e a madeira.

Iluminação

É recomendável que esse cômodo seja bem iluminado. Para isso, é necessário ter uma iluminação geral, que pode ser realizada através de pláfons ou lâmpadas de LED, e também uma iluminação direcionada, através de dicroicas embutidas ou luminárias de mesa.

Valorizando o espaço

Geralmente, os escritórios domésticos dispõem de pouco espaço, por isso, recomenda-se utilizar móveis sob medida. Outra dica é a utilização de estantes com nichos, que alia valor estético, além de organizar equipamentos e objetos, deixando a mesa livre para exercer as atividades.

Deixe uma resposta